No Domingo do Bom Pastor, 11 de maio, o Papa Leão XIV conduziu pela primeira vez a oração mariana do Regina Coeli diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
A celebração coincidiu com o 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, data significativa para toda a Igreja, especialmente neste início de ministério do novo Sucessor de Pedro.
O Papa saudou os fiéis com alegria e gratidão:
“Considero um dom de Deus que o primeiro domingo do meu serviço como Bispo de Roma seja o Domingo do Bom Pastor.”
Na liturgia deste domingo, o Evangelho recorda que Jesus conhece suas ovelhas, elas escutam sua voz e o seguem (cf. Jo 10,27). A partir dessa imagem, Leão XIV reforçou o apelo por vocações sacerdotais e religiosas e pediu às comunidades eclesiais que ofereçam aos jovens acolhimento, escuta e encorajamento:
“A Igreja tem grande necessidade de vocações! Que os jovens possam encontrar entre nós modelos críveis de dedicação generosa a Deus e aos irmãos.”
O Papa também fez memória à mensagem de seu predecessor, Francisco, para esta ocasião, incentivando todos a serem pastores segundo o coração de Deus (cf. Jr 3,15) e, dirigindo-se diretamente à juventude, afirmou com convicção:
“Não tenham medo! Aceitem o convite da Igreja e do Cristo Senhor!”
Concluindo, Leão XIV invocou a intercessão da Virgem Maria, a quem descreveu como exemplo de total resposta ao chamado de Deus:
“Que Ela nos acompanhe sempre no seguimento de Jesus.”
O Papa Leão XIV tem marcado os primeiros dias de seu pontificado por gestos de espiritualidade profunda e proximidade com o povo.
Desde a eleição em 8 de maio, ele tem se mostrado presente e atento às tradições da Igreja e à fé do povo cristão.

Antes de rezar o Regina Coeli, o Papa celebrou a Missa na manhã de domingo, 11, nas Grutas Vaticanas, junto ao túmulo de São Pedro. A celebração foi presidida no altar próximo ao túmulo do Apóstolo e concelebrada pelo Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, padre Alejandro Moral Antón.
Após a Eucaristia, Leão XIV deteve-se em oração diante dos túmulos de seus predecessores e também diante do nicho dos Pálios, expressando sua comunhão com a história da Igreja e seu ministério confiado.
Na tarde de sábado, 10 de maio, o Papa visitou a Basílica de Santa Maria Maior.
Ali, rezou diante do túmulo do Papa Francisco e do ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”.
O gesto fortalece sua conexão com a tradição mariana da Igreja de Roma e com a continuidade da missão do Papa Francisco.

Poucas horas antes, o Papa fez sua primeira visita fora do Vaticano. Em caráter privado, dirigiu-se ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, local tradicionalmente ligado à Ordem de Santo Agostinho.
Diante da imagem vinda da Albânia, Leão XIV rezou com os fiéis reunidos, recitando a oração composta por São João Paulo II. Após o canto da Salve Rainha, saudou os presentes e recordou que desejava muito visitar aquele lugar:
“Eu quis muito vir aqui nestes primeiros dias do novo ministério que a Igreja me confiou.”
Afirmou confiar na Mãe do Bom Conselho como companheira de luz e sabedoria, e retomou as palavras de Maria nas bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”

Logo após ser eleito, em 9 de maio Leão XIV presidiu a Missa com o Colégio Cardinalício na Capela Sistina.
Em sua homilia, falou da missão que assume como cruz e como graça, e destacou:
“O Senhor me chamou para carregar essa cruz e realizar essa missão, e sei que posso contar com cada um de vocês.”

Inspirado pelas palavras de Pedro, o Papa refletiu sobre o chamado à santidade da Igreja e à necessidade de testemunhar a fé com coragem em um mundo que, muitas vezes, despreza o Evangelho.
“Desaparecer para que Cristo permaneça; fazer-se pequeno para que Ele seja conhecido. Que Deus me dê esta graça, com a ajuda da terna intercessão de Maria, Mãe da Igreja.”
Acompanhe a cobertura completa sobre o início do pontificado do Papa Leão XIV
Acesse agora a12.com/santopadre
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.