A hipocrisia foi o tema da Audiência Geral do Papa Francisco nesta quarta-feira (25) e o Santo Padre explicou que o hipócrita tem medo da verdade e prefere fingir do que ser o que é:
"É como maquiar a alma, maquiar as atitudes, o modo de proceder não é a verdade. Fingir impede a coragem de dizer a verdade abertamente, e assim facilmente se evita a obrigação de a dizer sempre, em todo o lado e apesar de tudo”.
O Pontífice também afirma que o fingimento leva às meias verdades, que são um modo de agir não verdadeiro e que impede a coragem de dizer abertamente a verdade. Num ambiente em que as relações interpessoais são vividas sob a bandeira do formalismo, o vírus da hipocrisia propaga-se facilmente.
O Papa recorda que há vários exemplos na Bíblia onde a hipocrisia é combatida, como o velho Eleazar, e situações em que Jesus repreende fortemente aqueles que parecem justos no exterior, mas no interior estão cheios de falsidade e iniquidade:
“O hipócrita é uma pessoa que finge, lisonjeia e engana porque vive com uma máscara no rosto, e não tem a coragem de enfrentar a verdade. Por isso, não é capaz de amar verdadeiramente: limita-se a viver pelo egoísmo e não tem a força para mostrar o seu coração com transparência.”
O hipócrita não sabe amar

Há muitas situações em que a hipocrisia pode ocorrer, como adverte Francisco:
Leia MaisPapa diz que vacinação é ato de amor Papa diz que a fome do mundo é um escândalo O último exemplo é onde, segundo Francisco, é particularmente detestável:
“Infelizmente, existe hipocrisia na Igreja. Há muitos cristãos e ministros hipócritas.”
Francisco encerra sua catequese citando as palavras de Jesus:
"Seja este o vosso modo de falar: sim, sim, não, não; tudo o que for além disto procede do espírito do mal". (Mt 5, 37).
"Irmãos e irmãs, pensemos nisso que Paulo condena: a hipocrisia; e que Jesus condena: a hipocrisia. E não tenhamos medo de sermos verdadeiros, de dizer a verdade, de sentir a verdade, de nos conformar à verdade. Assim, poderemos amar. O hipócrita não sabe amar. Agir de outra forma é pôr em perigo a unidade na Igreja, aquela pela qual o próprio Senhor rezou”.
O tema da hipocrisia foi refletido pelo Papa como continuidade ao ciclo de catequeses sobre a Carta de São Paulo aos Gálatas. Francisco citou um episódio narrado pelo Apóstolo, ocorrido em Antioquia. A observância da Lei por parte dos cristãos levou a este comportamento hipócrita, que o Apóstolo pretende combater com força e convicção.
Veja abaixo:
"O protagonista é Pedro, e o que está em jogo é a relação entre a Lei e a liberdade. O objeto da crítica foi o comportamento de Pedro à mesa, que mudou de acordo com a companhia. A Lei proibia a um judeu de partilhar refeições com não judeus. Pedro estava à mesa sem qualquer dificuldade com os cristãos que tinham vindo do paganismo, mas quando alguns cristãos de Jerusalém, circuncidados, chegaram à cidade, ele já não o fez, para não incorrer nas críticas deles.
Isto é grave aos olhos de Paulo, até porque Pedro estava a ser imitado por outros discípulos e o seu comportamento criou uma divisão injusta na comunidade. Paulo recorda aos cristãos que eles não devem absolutamente escutar aqueles que pregam a necessidade de serem circuncidados e, assim, ficar “sob a Lei” com todas as suas prescrições.
Na sua repreensão, Paulo usa um termo que permite entrar nos méritos da sua reação: hipocrisia" (cf. Gl 2, 13).
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.