Santo Padre

Os Papas e a Jornada Mundial da Juventude

Escrito por Laís Silva

30 JUN 2023 - 16H19 (Atualizada em 30 JUN 2023 - 16H46)

Vatican News/ Reprodução

Se você já conhece a Jornada Mundial da Juventude, você já sabe que o evento está diretamente ligado ao Papa. Mas se você não conhece, nós vamos te explicar.

Em 1984, o então Papa João Paulo II, realizou um encontro de Domingo de Ramos para celebrar os jubileus dos jovens inseridos no Ano Santo da Redenção, o evento contou com 250 mil jovens de diversos países.Leia MaisDez anos da JMJ do Rio de Janeiro, um encontro de conversão, testemunho e féPapa Francisco confirma presença na JMJ LisboaJMJ 2023: Conheça os patronos

Surpreso com a participação de tantos jovens, no ano seguinte, o Papa resolveu repetir o feito de reunir a juventude e novamente milhares de jovens foram ao encontro dele, desta vez 300 mil.

Foi então que em dezembro de 1985 o Papa João Paulo II instituiu em uma Carta Apostólica, a Jornada Mundial da Juventude, o encontro de jovens de todo o mundo com o pontífice, um momento de oração e missão.

"Todos os jovens devem sentir-se acompanhados pela Igreja: é por isso que toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, se sente mais comprometida, a nível mundial, a favor da juventude, das suas preocupações e pedidos, da sua abertura e esperanças, para corresponder à suas aspirações, comunicando a certeza que é Cristo, a Verdade que é Cristo, o amor que é Cristo, através de uma formação apropriada".

Vatican News/ Reprodução
Vatican News/ Reprodução


Desde então o evento tem sido esperado e planejado pelos jovens, e também pelos Papas que sucederam a São João Paulo II. Sempre com muita alegria em levar para a juventude mensagens de incentivo, sabedoria e amor a Deus.

Destacamos um trecho da mensagem do papa Bento XVI para os jovens em sua primeira JMJ, em 2006.

“Os Apóstolos acolheram a palavra de salvação e transmitiram-na aos seus sucessores como uma jóia preciosa, conservada no cofre seguro da Igreja: sem a Igreja, esta pérola corre o risco de se perder ou de se fragmentar. Prezados jovens, amai a palavra de Deus e amai a Igreja, que vos permite aceder a um tesouro de tão excelso valor, introduzindo-vos na valorização da sua riqueza. Amai e acompanhai a Igreja, que do seu Fundador recebeu a missão de indicar aos homens o caminho da verdadeira felicidade”.

EFE / Reprodução
EFE / Reprodução


Em 2013, após sua renúncia o papa emérito enviou uma mensagem para os jovens que participariam da JMJ no Rio de Janeiro.

Ninguém pode ser testemunha do Evangelho sozinho. Jesus enviou em missão os seus discípulos juntos: o mandato “fazei discípulos” é formulado no plural. Assim, é sempre como membros da comunidade cristã que prestamos o nosso testemunho, e a nossa missão torna-se fecunda pela comunhão que vivemos na Igreja: seremos reconhecidos como discípulos de Cristo pela unidade e o amor que tivermos uns com os outros”.

Papa Francisco, foi eleito em 2013 e sua primeira viagem apostólica fora da Itália, foi para o Brasil quando veio participar da Jornada Mundial da Juventude. Ao fim da jornada, em sua homilia na Missa de Envio, ele se dirigiu aos jovens agradecendo o encontro e reforçando a missão que Deus nos deu.

Ide e fazei discípulos entre todas as nações. Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês, dizendo: Foi bom participar nesta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da terra, mas agora você deve ir e transmitir esta experiência aos demais. Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir, o que nos diz o Senhor? Que nos diz o Senhor? Três palavras: Ide, sem medo, para servir”.


Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


Fonte: A12, Vatican News, Lisboa JMJ,

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...