Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 08 SET 2017 - 14H56

Papa: a reconciliação concretiza-se com a contribuição de todos




Com informações da Rádio Vaticano

O Papa Francisco presidiu uma missa campal nesta sexta-feira, 8, em sua visita à cidade colombiana de Villavicencio. Na celebração, o Santo Padre beatificou dois mártires colombianos, o bispo de Arauca, Dom Jesús Emilio Jaramillo Monsalve, e o sacerdote Pedro María Ramírez Ramos, conhecido como o “Cura de Armero”.

A visita papal a essa cidade teve como tema “Reconciliação com Deus, com os colombianos e com a criação”.

O Pontífice deixou Bogotá e se dirigiu de avião a essa cidade. Após 40 minutos, o avião papal aterrissou na Base Aérea Luis Gómez NiñoApiay, em Villavicencio.

Ao chegar à esplanada de Catama, o Papa fez um giro de papamóvel entre os fiéis e a seguir se dirigiu para a sacristia. Participaram da missa cerca de um milhão de fiéis provenientes também das vastas regiões dos Llanos e povoados indígenas, além de vítimas da violência.

Reconciliação

Leia MaisPapa diz que Igreja precisa ser reformada e reparada“Reconciliar-se é abrir uma porta a todas e cada uma das pessoas que viveram a realidade dramática do conflito. Quando as vítimas vencem a tentação compreensível da vingança, tornam-se protagonistas mais críveis dos processos de construção da paz. É preciso que alguns tenham a coragem de dar o primeiro passo nesta direção, sem esperar que os outros o façam. Basta uma pessoa boa, para que haja esperança. E cada um de nós pode ser esta pessoa! Isto não significa ignorar ou dissimular as diferenças e os conflitos”.

O Santo Padre afirmou que não é legitimar as injustiças pessoais ou estruturais. “O recurso à reconciliação não pode servir para se acomodar em situações de injustiça. Pelo contrário, como ensinou São João Paulo II, «é um encontro entre irmãos dispostos a vencer a tentação do egoísmo e a renunciar aos intentos duma pseudo-justiça; é fruto de sentimentos fortes, nobres e generosos, que levam a estabelecer uma convivência fundada sobre o respeito de cada indivíduo e dos valores próprios de cada sociedade civil».”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.