Santo Padre

Papa afirma que “santos não são heróis inalcançáveis”

Francisco explica que todos nós somos chamados a santidade

Escrito por Redação A12

01 NOV 2023 - 12H02 (Atualizada em 01 NOV 2023 - 14H35)

Vatican Media / Reprodução

Na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, data em que celebramos o Dia de Todos os Santos, o Papa Francisco refletiu sobre a santidade destacando duas características: a santidade como um dom e um caminho.

O Santo Padre explicou que a santidade é um dom que recebemos de Deus quando somos batizados e enfatiza que "se o deixarmos crescer, pode mudar completamente nossa vida".

Francisco também explicou que os "os santos não são heróis inalcançáveis ou distantes, mas são pessoas como nós", e é importante que tenhamos essa consciência, de que este é um caminho em que todos somos capazes de seguir, a partir do nosso dom. Leia MaisLadainha de Todos os Santos: rogai por nós!

“De fato, se pensarmos bem, certamente já conhecemos alguns deles, alguns santos quotidianos: algumas pessoas justas, algumas pessoas que vivem a vida cristã com seriedade, com simplicidade... essas que eu gosto de chamar de 'os santos da porta ao lado', que vivem normalmente. A santidade é um dom oferecido a todos para uma vida feliz”.

Todos nós somos chamados a realizar algo, a partir do momento em que recebemos o dom de Deus. Cabe a nós seguirmos o exemplo de Maria e responder esse chamado com o nosso “sim”, nos concentrando e dedicando nosso dom na vocação a que somos chamados.

Todo dom "traz consigo a responsabilidade de uma resposta, um 'obrigado'. Mas como se diz esse obrigado? É um convite para se esforçar para que não seja desperdiçado".

Quando respondemos ao chamado, damos início ao nosso caminho e é desta maneira que a santidade se transforma em caminho, onde podemos seguir contando com a intercessão de todos os santos.

O Papa nos incentiva a conhecer e se inspirar na vida dos santos. Cada um com suas histórias e ensinamentos, todos eles podem, de alguma forma, nos ajudar, pois "em suas vidas encontramos um exemplo, em suas orações recebemos ajuda e, na comunhão com eles estamos ligados por um vínculo de amor fraterno".

E finalizou deixando algumas questões para que todos os fiéis possam refletir:

arrow_forward Eu me lembro de ter recebido o dom do Espírito Santo, que me chama à santidade e me ajuda a chegar lá?

arrow_forward Agradeço a Ele por isso?

arrow_forward Sinto os santos perto de mim e me dirijo a eles?

arrow_forward Conheço a história de alguns deles?

“Faz-nos bem conhecermos a vida dos santos e nos emocionarmos com seus exemplos. Faz-nos muito bem recorrermos a eles na oração.”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...