Durante o Jubileu da Vida Consagrada, que teve início dia 8 de outubro e vai até o domingo (12), o Papa Leão XIV fez um forte apelo aos religiosos e religiosas: que sejam testemunhas de um amor duradouro e autêntico.
Milhares de consagrados de diferentes partes do mundo participaram da celebração na Praça São Pedro. Foi um momento de oração, renovação e chamado à missão.
Segundo o Papa, a sociedade vive mergulhada em modas passageiras e relações superficiais, o que gera vazio interior.
“É um modo de pensar que conduz à paralisia da alma. O ser humano precisa de experiências de amor consistentes, duradouras e sólidas. Vocês podem espalhar pelo mundo o ‘oxigênio’ desta forma de amar.”
Inspirando-se no Evangelho de Lucas, “Pois bem, eu vos digo: Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto.” (Lc 11, 9), o Papa recordou que viver os votos religiosos é confiar inteiramente em Deus.
E explicou que pedir, procurar e bater são atitudes que refletem os conselhos evangélicos:
• Pedir, para reconhecer que tudo é dom de Deus.
• Procurar, com obediência e abertura à vontade divina.
• Bater, oferecendo aos outros o amor gratuito recebido do Senhor.
Essa dinâmica, disse o Papa, ajuda o consagrado a crescer na fé e na caridade, tornando sua vida um testemunho vivo da presença de Deus no mundo.
O Papa também destacou que os consagrados devem viver no mundo sem perder o olhar voltado para o céu. Eles são chamados a testemunhar os “bens futuros”, vivendo a esperança cristã com simplicidade e alegria.
“Conservem a simplicidade dos pequeninos. Conhecerão o alvoroço da alegria pela ação do Espírito Santo.”
No segundo encontro do Jubileu, o Papa Leão XIV se reuniu com consagrados na Sala Paulo VI e reforçou a importância de aprofundar a sinodalidade.
Ele pediu que religiosos e religiosas sejam promotores de comunhão, capazes de curar feridas e superar divisões.
“Trabalhem para se tornar, dia após dia, sempre mais ‘especialistas em sinodalidade’, profetas a serviço do povo de Deus.”
O Pontífice recordou que a diversidade de carismas é uma riqueza para a Igreja e que os consagrados têm papel essencial no “grande projeto de paz e salvação” de Deus.
Leão XIV convidou os consagrados a revisitarem o coração da própria vocação, onde nasceu o amor pelo chamado. É no coração, disse ele, que o consagrado reencontra a centelha inicial, unindo amor-próprio e abertura ao próximo.
“Com esta vitalidade e com o testemunho de uma vida onde Cristo é o centro, vocês podem despertar o mundo.”
Encerrando seu discurso, o Papa deixou uma mensagem de confiança e coragem:
“Continuem com esta confiança o próprio caminho. Eu lhes agradeço pela fidelidade e pelo grande bem que fazem na Igreja e no mundo. E lhes prometo uma lembrança especial na oração.”
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.