Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 13 JUN 2019 - 09H55

Papa Francisco "puxa a orelha" de núncios apostólicos

Shutterstock
Shutterstock

O Papa Francisco convocou todos os núncios apostólicos para uma reunião. São encontros com o Santo Padre, que já foram realizados em 2013 e 2016. O encontro teve início nesta quarta-feira (12/06) e vai até o próximo dia 15. Têm presença confirmada 103 Representantes Pontifícios, dos quais:

98 Núncios Apostólicos;
5 Observadores Permanentes.

No discurso de abertura, Papa Francisco, se dirigiu também a bispos e sacerdotes de todo o mundo, e tratou de algumas questões, como, a importância do Representante Pontifício como homem de Deus, de Igreja, de zelo apostólico e de reconciliação, de homem do Papa, de iniciativa, de obediência, de oração, caridade e humildade.

Leia MaisPapa manifesta desejo de viajar ao IraquePapa recebe "Trem das Crianças" no VaticanoO que o Papa pede e espera dos jornalistas?Interessar-se pelos migrantes é interessar-se por todos nós, afirma PapaO Pontífice, ao falar da caridade como gratuidade, tratou do “perigo permanente das regalias”:

“ A caridade ativa deve nos levar a sermos prudentes ao aceitar os presentes que são oferecidos para obscurecer a nossa objetividade e, em alguns casos, infelizmente comprar a nossa liberdade. Nenhum presente de qualquer valor deve nos escravizar! Recusem os presentes muito caros e, muitas vezes, inúteis, ou enviem à caridade. E recordem que receber um presente caro não justifica nunca o seu uso"

Puxão de orelha

Francisco lembrou que o Núncio não representa si próprio, mas o Sucessor de Pedro e, assim, concretiza, atua e simboliza a presença do Papa entre os fiéis e as populações. "É bonito que, em diversos países, a Nunciatura é chamada ‘a Casa do Papa’”, disse o Pontífice.

Um bom Núncio precisa ter uma vida de nômade, isto é, “viver sempre com a mala pronta” para ser enviado do Papa e da Igreja, inclusive nas comunidades onde o Pontífice não consegue chegar. E Francisco enfatizou: “É, portanto, incompatível o 'ser Representante Pontifício' com o 'criticar o Papa por trás, ter blogs ou até mesmo se unir a grupos hostis a Ele, à Cúria e à Igreja de Roma'”.

Para a audiência, foram convidados também 46 Núncios Apostólicos aposentados. Outros eventos programados são encontros com Superiores da Secretaria de Estado, conferências de atualização sobre questões de atualidade eclesial, de colaboração internacional e de diálogo inter-religioso.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.