Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa: "Deus bate à porta e espera ser acolhido"

No Angelus, Papa Leão XIV ensina que o verão é oportunidade de viver a arte da hospitalidade e reconhecer Deus que deseja entrar em nossa vida.

Escrito por Redação A12

21 JUL 2025 - 09H34 (Atualizada em 21 JUL 2025 - 11H00)

Vatican Media

Durante o Angelus deste domingo (20), direto da Praça da Liberdade, em Castel Gandolfo, o Papa Leão XIV convidou os fiéis a viverem o verão, vivido no Hemisfério Norte, como um tempo de pausa e abertura ao essencial. Em suas palavras, o Pontífice propôs uma redescoberta da hospitalidade, como uma maneira concreta de se encontrar com Deus.

"Mas o nosso Deus soube, em primeiro lugar, ser hóspede e, ainda hoje, está à nossa porta e bate. É sugestivo que, na língua italiana, hóspede seja tanto aquele que hospeda como aquele que é hospedado. Assim, neste domingo de verão, podemos contemplar este jogo de acolhimento recíproco, sem o qual a nossa vida empobrece."

Ao se inspirar no Evangelho, o Papa retomou o exemplo das irmãs Marta e Maria, amigas de Jesus. Marta se ocupava com os afazeres da casa. Maria, por sua vez, se deixou tocar pela presença do Senhor. “Maria perdeu a noção do tempo, conquistada pela palavra de Jesus”, afirmou o Papa.

“Marta, a irmã de Maria, corre o risco de não viver a alegria do encontro com Jesus porque está ocupada com os preparativos da acolhida. Apesar de ser generosa, as tarefas afastam ela daquilo que é “mais bonito do que a própria generosidade”.

Acolher também é saber repousar

Para Leão XIV, o verão pode nos ensinar a ser mais parecidos com Maria: pessoas que escolhem parar, escutar, estar presentes. “Por vezes, não nos damos a nós mesmos a melhor parte. Precisamos repousar um pouco, com o desejo de aprender mais sobre a arte da hospitalidade.”

O Pontífice também alertou para o risco de transformar o descanso em produto. “A indústria das férias quer nos vender todo o tipo de experiências, mas talvez não o que procuramos. O encontro com Deus, com a natureza e com os outros é gratuito e não se compra.”

O Papa lembrou o episódio bíblico em que Abraão e Sara, já idosos, acolheram o Senhor disfarçado em três visitantes. “Também para nós, há ainda muita vida a acolher.” Por isso, ele propôs: “É preciso simplesmente fazer-se hóspede: dar espaço e também pedi-lo; acolher e deixar-se acolher”.

Ao encerrar sua reflexão, o Papa convidou os fiéis a pedirem a intercessão de Maria. “Mãe do acolhimento, que hospedou o Senhor no seu seio e, com José, lhe deu uma casa. Nela brilha a nossa vocação, a vocação da Igreja de permanecer uma casa aberta a todos.

:: Você sabia que o país do Papa tem uma seleção de futebol?

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...