Em visita à Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma nesta terça-feira (5), o Papa Francisco cunhou a expressão “Coca-cola espiritual” para alertar sobre o risco da superficialidade e da homogeneização no ambiente acadêmico e religioso.
O Pontífice encontrou a comunidade acadêmica para celebrar a incorporação de três importantes instituições: o Collegium Maximum, o Pontifício Instituto Bíblico e o Pontifício Instituto Oriental. Essa nova configuração foi estabelecida pelos Estatutos Gerais, que visam fortalecer a formação cristã na universidade e responder aos desafios da educação atual.
Durante o encontro, o Santo Padre fez uma profunda análise das questões que cercam a academia e a formação teológica, reafirmando que a educação deve ser acessível e inclusiva, sem espezinhar as diferenças. “Precisamos de uma universidade que tenha o cheiro da carne do povo e não espezinhe as diferenças”.
Ao longo de sua “lectio magistralis”, assim chamada a palestra principal ministrada por uma personalidade importante ou um professor cultuado, Francisco abordou temas cruciais, como o perigo de uma educação que se limite ao intelectualismo e ao narcisismo, sem considerar o contexto humano e social.
Ao falar sobre a “coca-colização” da pesquisa e do ensino, o Pontífice introduziu uma metáfora que reflete o receio de uma padronização e superficialidade acadêmica, que pode desvirtuar a essência do conhecimento e da fé. Veja o trecho neste vídeo abaixo:
Em um mundo marcado por divisões e conflitos, o Papa concluiu sua fala com um apelo por um “desarmamento espiritual”. Para ele, a educação e a formação teológica devem promover a paz e a harmonia, e não servir de palco para disputas ou imposições de ideias.
“Desarmemos as nossas palavras, palavras mansas, por favor! Precisamos recuperar o caminho de uma teologia encarnada”.
:: O que Papa Francisco nos diz sobre a educação?
Fonte: Vatican News
A Quinta-feira Santa do Papa sugere renovar o “sim” e a paz
Nas celebrações da Crisma e do Lava-pés, Leão XIV destaca três pilares da missão cristã e provoca reflexão sobre unidade, serviço e fidelidade.
Nós ressuscitamos com Cristo
Explore o significado da Ressurreição de Cristo hoje. Baseado nas palavras do Papa Leão XIV, o texto reflete sobre fé, fraternidade universal e a busca pela paz.
Conheça São Benedito e a comemoração de seus 500 anos
Confira a programação completa da festa de São Benedito em Aparecida e conheça a inspiradora história do santo do povo e missionário do amor. Leia na íntegra!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.