Por Redação A12 Em Santo Padre

Papa Francisco canoniza o Beato Junípero Serra durante celebração em Washington (EUA)

O Papa Francisco presidiu, nesta quarta-feira, 23, à missa de canonização do Beato Pe. Junípero Serra, apóstolo da Califórnia, no Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington (EUA).

 

Beato Pe. Junípero Serra

O Santo Padre destacou que o Padre Junípero Serra soubre viver aquilo que é a Igreja em saída.  “Hoje, recordamos uma daquelas testemunhas que souberam testemunhar nestas terras a alegria do Evangelho: Padre Junípero Serra. Soube viver aquilo que é «a Igreja em saída», esta Igreja que sabe sair e ir pelas estradas, para partilhar a ternura reconciliadora de Deus. Soube deixar a sua terra, os seus costumes, teve a coragem de abrir sendas, soube ir ao encontro de muitos aprendendo a respeitar os seus costumes e as suas características.”

Francisco disse que o Apóstolo da Califórnia, “aprendeu a gerar e acompanhar a vida de Deus nos rostos daqueles que encontrava, tornando-os seus irmãos. Junípero procurou defender a dignidade da comunidade nativa, protegendo-a de todos aqueles que abusaram dela; abusos que hoje continuam a encher-nos de pesar, especialmente pela dor que provocam na vida de tantas pessoas”.

“Escolheu um lema que inspirou os seus passos e plasmou a sua vida: «Sempre avante». Soube-o dizer, mas sobretudo viver. Esta foi a maneira que Junípero encontrou para viver a alegria do Evangelho, para que não se anestesiasse o seu coração. Foi sempre avante, porque o Senhor espera; sempre avante, porque o irmão espera; sempre avante por tudo aquilo que ainda tinha para viver; foi sempre avante. Como ele então, possamos também nós hoje dizer: sempre avante”, concluiu Francisco. (MJ)

Biografia
O Beato Pe. Junípero Serra, nasceu em 1713 em Maiorca, Espanha,  e ingressou, aos 17 anos, na Ordem dos Frades menores. Catedrático em teologia aos 35 anos, parte para o México e depois para a Califórnia, onde fundou numerosas missões.

Em sua vida missionária trabalhou e defendeu as comunidades indígenas na Califórnia. Sua vida é marcada pela dedicação à obra de evangelização.

Padre Junípero Serra faleceu em 28 de agosto de 1784, enquanto estava na missão de São Carlos Borromeo, na Califórinia (EUA).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.