Na manhã desta quinta-feira, 11 de abril, o Papa Francisco recebeu os participantes da Assembleia plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, que discutiram o tema “Mudar os determinantes sociais e construir uma nova cultura de inclusão”. O Papa ressaltou a necessidade premente de construir uma cultura de inclusão integral, onde todas as pessoas, independentemente de suas limitações, sejam vistas como protagonistas da mudança.
“Todo ser humano tem o direito a uma vida digna e a se desenvolver plenamente, mesmo que tenha um desempenho inferior, mesmo que tenha nascido ou sido criado com limitações; pois isso não diminui sua imensa dignidade como pessoa humana, que não se baseia nas circunstâncias, mas no valor de seu ser”, afirmou o Papa, enfatizando a importância da dignidade de cada indivíduo.
Francisco alertou para os perigos da cultura do descarte, que pode levar a sérias violações dos direitos das pessoas mais fracas. “A cultura do descarte não tem limites. Há aqueles que presumem ser capazes de determinar, com base em critérios utilitários e funcionais, quando uma vida tem valor e vale a pena ser vivida”, declarou o Pontífice, ressaltando a necessidade de combater essa mentalidade que leva à exclusão e à injustiça.
O Papa também destacou a importância da compaixão e da inclusão, seguindo o exemplo de Jesus.
“A compaixão indica a atitude recorrente e característica do Senhor em relação às pessoas frágeis e necessitadas que Ele encontra. Essa compaixão se manifesta como proximidade e leva Jesus a se identificar com os sofredores”, afirmou Francisco.
Além disso, o Papa abordou a necessidade de cura espiritual, além da cura física, e destacou que a Igreja é chamada a caminhar junto com todos, em solidariedade cristã e humana: “Por meio da experiência do sofrimento e da doença, nós, como Igreja, somos chamados a caminhar junto com todos, em solidariedade cristã e humana, abrindo oportunidades de diálogo e esperança em nome da fragilidade comum”, concluiu o Papa Francisco.
Fonte: Vatican News
A missão dos idiomas na evangelização global
Papa Francisco e Cardeal Parolin destacam o multilinguismo como ferramenta essencial para promover paz, fraternidade e evangelização. Saiba mais.
800 anos dos Estigmas de São Francisco são celebrados em Aparecida
Experiência única de Francisco com Cristo será celebrada na Casa da Mãe
Centro de Eventos acolhe Seminário de Educação Infantil
O Seminário de Educação Infantil 2024, promovido pela FLUPP, reunirá educadores para compartilhar experiências e fortalecer a educação da primeira infância. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.