Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 06 MAR 2020 - 10H41

Mensagens do Papa Francisco sobre as mulheres

Constantemente o Papa Francisco tem manifestado o valor da mulher para a Igreja e para o mundo atual. Neste dia 8 de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, apresentamos algumas palavras do Papa Francisco sobre as mulheres. 

“As primeiras testemunhas da Ressurreição são as mulheres. E isto é bonito. Esta é um pouco a missão das mulheres: mães e mulheres! Dar testemunho aos filhos e aos pequenos netos, de que Jesus está vivo, é o Vivente, ressuscitou. Mães e mulheres, ide em frente com este testemunho! Para Deus o que conta é o coração, quanto estamos abertos a Ele, se somos filhos que confiam. Isto leva-nos a meditar inclusive sobre o modo como as mulheres, na Igreja e no caminho de fé, tiveram e ainda hoje desempenham um papel especial na abertura das portas ao Senhor, no seu seguimento e na comunicação do seu Rosto, pois o olhar de fé tem sempre necessidade do olhar simples e profundo do amor”.

3 de Março de 2013, Praça de São Pedro, no Vaticano
Audiência Geral
 

“Eu gostaria de ressaltar que a mulher tem uma sensibilidade particular pelas ‘coisas de Deus’, sobretudo para nos ajudar a compreender a misericórdia, a ternura e o amor que Deus tem por nós. Gosto de pensar também que a Igreja não é ‘o’ Igreja, mas ‘a’ Igreja. A Igreja é mulher, é mãe, e isto é bonito. Deveis pensar e aprofundar isto”.

12 de outubro de 2013, Sala Clementina, no Vaticano
Discurso aos participantes do Seminário sobre a Carta Apostólica Mulieris Dignitatem,
de João Paulo II

Leia a Carta Apostólica na íntegra.

“Pensem em uma Igreja sem as irmãs! Não se pode pensar: elas são esse dom, esse fermento que leva adiante o Povo de Deus. São grandes estas mulheres que consagram a sua vida a Deus, que levam adiante a mensagem de Jesus”.

2 de fevereiro de 2014, Praça São Pedro, no Vaticano
Festa da Apresentação de Jesus no templo e Dia da Vida Consagrada

“Os dotes de delicadeza, sensibilidade e ternura peculiares, que enriquecem o espírito feminino, representam não apenas uma força genuína para a vida das famílias, para a propagação de um clima de serenidade e de harmonia, mas uma realidade sem a qual a vocação humana seria irrealizável. E isto é importante! Sem estas atitudes, sem estes dotes da mulher, a vocação humana não consegue realizar-se!”.

25 de Março de 2014, Sala Clementina, no Vaticano
Discurso do Papa Francisco às participantes no Congresso Nacional do Centro Italiano Feminino

“Com efeito, ‘a Igreja reconhece a contribuição indispensável da mulher na sociedade, com uma sensibilidade, uma intuição e certas capacidades peculiares que normalmente são mais características nas mulheres do que nos homens... Vejo com prazer como muitas mulheres... oferecem novas contribuições para a reflexão teológica’ (Exortação Apostólica Evangelii gaudium, 103). Assim, em virtude do seu gênio feminino, as teólogas podem lançar luz, para o bem de todos, em certos aspectos inexplorados e profundos do mistério de Cristo. Eu convido todos vocês a aproveitar as contribuições que essas mulheres podem dar em assuntos específicos em matéria de fé”.

5 de Dezembro de 2014, Sala do Consistório, no Vaticano
Discurso a teólogos da Comissão Teológica Internacional
 

“As mulheres têm muito a dizer-nos na sociedade atual. Às vezes somos demasiado machistas, e não deixamos espaço à mulher. Mas a mulher sabe ver as coisas com olhos diferentes dos homens”.

18 de Janeiro de 2015, na Universidade de São Tomás, em Manila, Filipinas
Encontro com os jovens

“As tantas formas de escravidão, de mercantilização, de mutilação do corpo das mulheres nos comprometem, portanto, a trabalhar para derrotar esta forma de degradação que o reduz a um puro objeto de venda nos vários mercados. Desejo chamar à atenção, neste contexto, a dolorosa situação de tantas mulheres pobres, obrigadas a viver em condições de perigo, de exploração, relegadas às margens das sociedades e vítimas de uma cultura do descartável”.

“Símbolo de vida, o corpo feminino é, infelizmente com frequência, agredido e deturpado também por aqueles que deveriam ser os seus guardas e companheiros de vida”.

7 de Fevereiro de 2015, Sala do Consistório, no Vaticano
Discurso do Papa Francisco aos participantes na Plenária do Pontifício Conselho para a Cultura

6 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...