O Tempo Comum é um período do Ano Litúrgico na Igreja Católica que se estende após o tempo do Natal até a Quaresma, e depois do Pentecostes até o Advento. É considerado, assim, o mais extenso: são 33 a 34 semanas.
O Papa Francisco tem se pronunciado, ao longo de seu pontificado, a respeito do Tempo Comum. Ele frequentemente enfatiza que o Tempo Comum é um período para se viver a santidade no dia a dia e encoraja os fiéis a encontrarem Deus nas pequenas ações diárias e nas relações cotidianas, ou seja, a não desanimar diante dos dias que parecem muito ‘normais’.
“A santidade não é feita de grandes gestos, mas de amor diário e simples. Jesus vive na simplicidade do nosso cotidiano”, disse em homilia no ano de 2017.
Em diversas homilias, o Santo Padre sublinha que esse momento da Igreja é um tempo para continuar a missão de Jesus, que começou com o seu ministério público:
“Somos chamados a continuar a missão de Jesus, a sermos seus discípulos missionários em todos os momentos da nossa vida.”
O Pontífice faz questão de ressaltar a importância do crescimento contínuo na fé. Ele nos chama a uma constante conversão e a um aprofundamento do relacionamento com Deus por meio da oração, da leitura da Bíblia e da participação nos sacramentos.
Com Tempo Comum justamente tendo início na festa de Pentecostes, na Vigília dessa solenidade em 2015, o Santo Padre convidou os fiéis a viverem este período com um coração aberto.
“Peçamos ao Espírito Santo que nos guie e nos transforme durante o Tempo Comum, para que possamos viver de acordo com a vontade de Deus.”
:: Ano Litúrgico B: O ano de Marcos
Fonte: Vatican News
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.