Na manhã desta quarta-feira (21), o Papa Leão XIV conduziu sua primeira Audiência Geral, que contou com a presença de cerca de 40 mil fiéis na Praça São Pedro.
Com grande alegria, ele acolheu os peregrinos e deu continuidade ao ciclo de catequeses jubilares iniciado pelo Papa Francisco, refletindo sobre as parábolas do Evangelho.
“Estou feliz em receber vocês nesta minha primeira Audiência Geral”, disse o Papa logo no início da catequese. A reflexão do dia teve como base a parábola do semeador (Mt 13,1-17), escolhida por Leão XIV para meditar sobre a Palavra de Deus.
Em comunhão com o tema “Jesus Cristo, nossa esperança”, escolhido por Francisco para o Ano Santo do Jubileu 2025, Leão XIV destacou que “A Palavra de Jesus é para todos, mas atua de uma forma diferente em cada pessoa”.
O Santo Padre explicou que essa atuação depende do tipo de solo encontrado: se estamos mais “superficiais e distraídos” ou, ao contrário, “disponíveis e acolhedores”.
E completou com uma mensagem de consolo: “Ele nos ama assim: não espera que nos tornemos o melhor solo, Ele nos dá sempre generosamente a Sua palavra”.
Durante a catequese, Leão XIV recordou que “cada parábola conta uma história retirada do quotidiano”, e são justamente essas histórias simples que nos levam a refletir: “Onde estou eu nesta história? O que diz esta imagem à minha vida?”.
O Papa aprofundou a compreensão da parábola do semeador, dizendo que “cada palavra do Evangelho é como uma semente lançada no solo da nossa vida”. E acrescentou:
“No capítulo 13 do Evangelho de Mateus, a parábola do semeador introduz uma série de outras pequenas parábolas… o trigo e o joio, o grão de mostarda, o tesouro escondido. Então, o que é este solo? É o nosso coração, mas é também o mundo, a comunidade, a Igreja. A palavra de Deus, com efeito, fecunda e provoca toda a realidade.”
Em um mundo muitas vezes marcado pela pressa e pelo imediatismo, Leão XIV nos recorda que Deus espalha abundantemente a Sua Palavra, mesmo sabendo que nem sempre encontrará terreno fértil. Ele reforçou que “estamos habituados a calcular as coisas — e às vezes é necessário — mas isso não vale no amor!”
O Papa sublinhou que, mesmo nos momentos de distração ou tribulação, a Palavra tem o poder de frutificar, pois vem de Deus, que não desiste de Seus filhos:
“Jesus nos diz que Deus lança a semente da sua Palavra em todo o tipo de solo… Deus está confiante e espera que mais cedo ou mais tarde a semente floresça.”

Em uma bela inspiração final, Leão XIV convidou os fiéis a contemplarem a obra “Semeador no Pôr do Sol”, do pintor holandês Vincent van Gogh. A imagem, repleta de cores intensas, representa um agricultor lançando sementes sob um sol abrasador, que simboliza a presença divina.
“É o sol que aquece os torrões da terra e faz amadurecer a semente”, disse o Papa. “É Deus quem move a história, mesmo quando parece ausente ou distante.”
Encerrando a catequese, Leão XIV fez uma pergunta:
“Queridos irmãos e irmãs, em que situação da vida nos chega hoje a Palavra de Deus? Peçamos ao Senhor a graça de acolher sempre esta semente que é a Sua Palavra. E, se percebermos que não somos solo fértil, não desanimemos, mas peçamos-Lhe que trabalhe mais em nós para nos tornarmos um solo melhor.”
add_box Acompanhe as principais notícias do Santo Padre
Fonte: Vatican News
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.