Na manhã desta segunda-feira (12), o Papa Leão XIV recebeu jornalistas do mundo inteiro na Sala Paulo VI, no Vaticano, para uma Audiência marcada por apelos à paz.
Em discurso, o Santo Padre agradeceu o trabalho da imprensa na cobertura dos eventos da Igreja nas últimas semanas e destacou a missão essencial de comunicar com verdade, responsabilidade e amor.
Logo no início, o Papa citou a Bem-Aventurança proclamada por Jesus no Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os pacificadores”. Ele explicou que essa é uma vocação que atinge diretamente os profissionais da comunicação, pois comunicar deve ser mais do que informar: deve ser uma ponte para o diálogo, a empatia e a paz.

Um dos principais destaques foi o convite para uma “comunicação desarmada”, livre de preconceitos, agressividade e fanatismo. O Santo Padre recordou, desse modo, o apelo do Papa Francisco, em sua última mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 1º junho.
O Papa disse:
“Devemos dizer não à guerra de palavras e imagens. Devemos rejeitar o paradigma da guerra. Vamos desarmar a comunicação de todo preconceito, rancor, fanatismo e ódio. Não precisamos de uma comunicação estrondosa e musculosa, mas sim de uma comunicação capaz de ouvir, de colher a voz dos mais fracos que não têm voz. Vamos desarmar as palavras e contribuiremos para desarmar a terra.”
Leão XIV também manifestou solidariedade aos jornalistas presos por relatarem a verdade, especialmente aqueles que atuam em zonas de guerra. Ele pediu diretamente a libertação desses profissionais e valorizou seu papel:
“A Igreja reconhece nessas testemunhas, estou pensando naquelas que relatam a guerra com o custo de suas vidas, a coragem daqueles que defendem a dignidade, a justiça e o direito dos povos de serem informados. Porque somente os povos informados podem fazer escolhas livres.”
Outro ponto importante da Audiência foi o reconhecimento da cobertura feita pela imprensa sobre o falecimento do Papa Francisco. Leão XIV mencionou que, apesar da tristeza, a fé pascal iluminou os relatos com esperança:
“A luz da Páscoa nos introduziu no espírito da consolação e nos recordou a beleza do amor de Cristo, que nos une como um só povo”.
add_circle “Não tenham medo de seguir Jesus”, pede Papa Leão XIV em primeiro Regina Coeli
O Papa também refletiu sobre os desafios da comunicação em tempos de rápidas mudanças tecnológicas, citou a inteligência artificial. Ele destacou que essa evolução exige discernimento e responsabilidade para garantir que as ferramentas sirvam ao bem comum.
Por fim, Leão XIV agradeceu pelo esforço dos profissionais da mídia em transmitir a verdade com sensibilidade e por saírem “dos estereótipos e clichês” ao retratar a vida da Igreja. Ele reforçou o convite à coragem e à consciência:
“Peço a vocês que escolham, com consciência e coragem, o caminho de uma comunicação de paz.”
Fonte: Vatican Media
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.