Papa pede a comunicadores para ouvir com o ouvido do coração
Francisco divulgou nota oficial para o 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais

No último dia 24 de janeiro, o Papa Francisco divulgou uma mensagem por conta do Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data será celebrada neste domingo, 29 de maio, e o Santo Padre pediu aos comunicadores que o verbo “escutar” seja mais utilizado no dia a dia.
O Papa citou os verbos “ir” e “ver”, mas chamou atenção para o verbo "escutar", já que, segundo ele, 'a audição deve ser feita com o ouvido do coração'.
“Estamos perdendo a capacidade de ouvir a pessoa que temos à nossa frente, tanto na teia normal das relações cotidianas, como nos debates sobre os assuntos mais importantes da convivência civil. Ao mesmo tempo, a escuta está a experimentar um novo e importante desenvolvimento em campo comunicativo e informativo, através das várias ofertas de podcast e chat áudio, confirmando que a escuta continua essencial para a comunicação humana”, disse Francisco.
“A capacidade de escutar a sociedade é ainda mais preciosa neste tempo ferido pela longa pandemia” Papa Francisco
Todavia, Francisco alerta para o oposto da ação de escutar, que é “espreitar”, “bisbilhotar”, sobretudo em tempos de redes sociais. Ao invés de nos escutarmos uns aos outros, “falamos uns sobre os outros”. Ao invés de procurarmos a verdade e o bem, procuramos o consenso, buscamos audiência. Estamos simplesmente à espera que a outra pessoa acabe de falar, a fim de impor o nosso ponto de vista.
“A boa comunicação, ao contrário, não procura impressionar o público com uma piada de impacto, com a finalidade de ridicularizar o interlocutor, mas presta atenção às razões do outro e procura compreender a complexidade da realidade”, refletiu.
O Papa conclui a mensagem analisando a dimensão da escuta dentro da Igreja. “Quem não sabe escutar o irmão, em breve já não será capaz de ouvir nem sequer Deus.”
Na ação pastoral, a obra mais importante é o “apostolado do ouvido”, aponta Francisco. “Dar gratuitamente um pouco do seu tempo para ouvir as pessoas é o primeiro gesto de caridade.”
.:: Leia na íntegra a mensagem do Papa Francisco

9 coisas que você deveria saber sobre São José de Anchieta
Neste dia 09 de junho a Igreja celebra São José de Anchieta, considerado o Apóstolo do Brasil. Confira alguns fatos sobre esse santo!

Papa teve uma segunda noite tranquila, diz a Santa Sé
Francisco foi operado no intestino, e seus compromissos e audiências foram canceladas até o dia 18 de junho.

Eucaristia: sacramento inscrito no DNA espiritual
A eucaristia não é uma simples lembrança da última ceia, ela é um fato! Ela está inscrita em nosso DNA espiritual. Cada vez que comungamos, Cristo habita em nós e só assim podemos produzir os anticorpos contra o negativismo, o pessimismo e a tristeza.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.