Dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre “vícios e virtudes”, Papa Francisco tratou da acídia, que em sua raiz grega significa “falta de cuidado”, que pode ser interpretada como “preguiça”.
Diferentemente do que pensamos, a preguiça é mais um efeito do que a causa, explica o Pontífice, desenvolvendo a ociosidade, indolência e apatia, que assombram o comportamento da pessoa.
“Trata-se de uma tentação muito perigosa. Quem é vítima dela é como que esmagado pelo desejo de morte, se arrepende da passagem do tempo e até mesmo a relação com Deus torna-se enfadonha”, adverte o Santo Padre.
A preguiça também pode ser confundida com a depressão, pois para quem é dominado pela acídia a vida perde o sentido. Por isso existe a expressão “demônio do meio-dia”, relembrada pelo Papa, pois “é um pouco como morrer antes da hora”, afirmou.
E o remédio? Francisco diz que o mais importante é ter a paciência da fé, inspirando-se em santos que também precisaram aceitar a “pobreza da fé” para perseverar em Jesus.
“E se alguém cair neste vício ou numa tentação de acídia, procure olhar para dentro e proteger as brasas da fé. E assim caminhamos em frente”.
:: Por que preguiça é pecado? Padre Camilo responde!
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.