O Papa Leão XIV pediu cessar-fogo no Sudão e denunciou os “sofrimentos inaceitáveis” da população, durante o Angelus deste domingo (2).
O Santo Padre citou violência contra mulheres e crianças, ataques a civis indefesos e graves obstáculos à ação humanitária na cidade de El Fasher, no Darfur do Norte, tomada há uma semana pelas forças militares RSF. Desde 2023, o conflito já matou mais de 150 mil pessoas.
“Com grande dor acompanho as trágicas notícias que chegam do Sudão. Violência indiscriminada contra mulheres e crianças, ataques a civis indefesos e graves obstáculos à ação humanitária estão causando sofrimentos inaceitáveis a uma população já exausta por causa de longos meses de conflito”, afirmou o Papa.
Leão XIV renovou o apelo:
“Renovo o meu sentido apelo às partes envolvidas para um cessar-fogo e para a abertura urgente de corredores humanitários. Convido a comunidade internacional a intervir de modo decidido e generoso, para prestar assistência e apoiar aqueles que se empenham em levar socorro.”
O Pontífice também rezou pela população da Tanzânia, onde protestos pós-eleições deixaram vítimas. Ele pediu que se evite violência e que prevaleça o diálogo, após a eleição da presidente Samia Suluhu Hanna com 97,6% dos votos.
Por fim, Leão XIV lembrou a celebração de Finados e a importância de rezar pelos falecidos:
“Espiritualmente, irei visitar os túmulos dos meus entes queridos; assim como rezarei pelos mortos que ninguém recorda. Porém, o nosso Pai celestial nos conhece e nos ama um por um e não se esquece de ninguém!”
add Acompanhe as principais notícias do Papa em a12.com/santopadre
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.