Neste domingo (21), Papa Leão XIV rezou a tradicional oração do Angelus com milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro. O Pontífice refletiu o Evangelho deste domingo (Lc 16, 1-13), e destacou o uso de nossos bens, principalmente o bem valioso que Deus nos deu, a vida.
Em seu discurso, o Santo Padre destacou a passagem em que um administrador é chamado pelo seu senhor a “prestar contas”, e lembra que este processo acontecerá com cada um de nós, pois um dia seremos chamados a prestar contas a Deus, sobre como administramos tudo o que nos foi dado em vida.
Leão XIV seguiu com os ensinamentos da parábola e afirmou que na passagem o administrador, mesmo com uma riqueza desonesta, encontra uma maneira de fazer amigos, saindo da “solidão de seu egoísmo”, mas lembrou os fiéis que “somos discípulos e vivemos à luz do Evangelho”, por isso, “devemos usar os bens do mundo e a nossa própria vida pensando na verdadeira riqueza, que é a amizade com o Senhor e com os irmãos”.
Todo cristão é convidado a seguir o exemplo de Cristo, a valorizar os dons que Deus nos deu, ser fiel ao Evangelho e a cuidar da vida, em todas as suas formas, desde a natureza à vida humana.
O Pontífice seguiu sua reflexão afirmando que a parábola de hoje é um convite a todos os cristãos para se questionarem sobre a maneira como administram os bens materiais, os recursos da terra e a vida que Deus lhes confiou.
“Podemos seguir o critério do egoísmo, colocando a riqueza em primeiro lugar e pensando apenas em nós mesmos; mas isto isola-nos dos outros e espalha o veneno de uma competição que muitas vezes gera conflitos. Ou podemos reconhecer tudo o que temos como um dom de Deus a ser administrado, e usá-lo como instrumento de partilha, para criar redes de amizade e solidariedade, para edificar o bem, para construir um mundo mais justo, equitativo e fraterno”.
Ao final de sua reflexão, Papa Leão XIV pediu a intercessão de Nossa Senhora para que nos ajude a sermos melhores administradores de nossos bens.
"Rezemos à Santíssima Virgem, para que interceda por nós e nos ajude a administrar bem o que o Senhor nos confia, com justiça e responsabilidade".
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.