Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa visita o Borgo Laudato Si’, espaço dedicado ao cuidado com a Casa comum

Escrito por Redação A12

29 MAI 2025 - 10H35 (Atualizada em 30 MAI 2025 - 12H48)

Vatican Media

Na manhã desta quinta-feira (29), o Papa fez mais uma de suas visitas. Uma comitiva de carros deixou o Vaticano rumo à residência papal de Castel Gandolfo, como informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Santo Padre chegou no fim da manhã à cidade dos Castelos Romanos para visitar o Borgo Laudato Si’, um espaço criado por Francisco em fevereiro de 2023, dentro das Vilas Pontifícias.

O local nasceu com a missão de formar, conscientizar e inspirar as pessoas sobre o cuidado com a Casa comum, seguindo o caminho da “ecologia integral”, tema central da encíclica Laudato Si’, que completa dez anos.

Além disso, o Papa também aproveitou a visita para passar pela residência apostólica, que, desde 2016, foi transformada por Francisco em um museu aberto à visitação pública. O retorno ao Vaticano está previsto para o início da tarde.

Um lugar para aprender e viver a ecologia integral

O Borgo Laudato Si’ é mais do que um espaço bonito em meio à natureza. Ele foi pensado por Francisco como um verdadeiro laboratório de esperança, onde se vive o que a Laudato si’ propõe: cuidar do planeta, das pessoas e do futuro. Nos jardins das Vilas Pontifícias, com seus 20 hectares de terras agrícolas, estufas e áreas de cultivo, nasceu um projeto que une fé, ciência e ação concreta.

Foi com dois quirógrafos que, em fevereiro de 2023, o Papa instituiu oficialmente o Borgo e também o Centro de Educação Superior Laudato si’, criado com o objetivo de despertar a consciência ecológica de todos os que passam por lá.

Com o apoio de grandes especialistas, botânicos, biólogos e profissionais dedicados à ecologia integral, o Borgo oferece atividades e cursos para diversos públicos: empresários, pesquisadores, estudantes do ensino médio e universitário e, de maneira especial, para os que muitas vezes ficam à margem: migrantes, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, ex-presidiários, ex-dependentes químicos. São os “frágeis queridos por Francisco”.

add_box Cuidar da Casa Comum é cuidar de cada um de nós

🌎 Cuidar da Casa Comum também é nossa missão!

O Santuário Nacional mantém ações sustentáveis em sintonia com a Laudato Si', promovendo o cuidado com a Criação.

Conheça as iniciativas em a12.com/casacomum

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...