O Papa Leão XIV voltou às aulas, e não foi em qualquer escola. Recentemente, usuários de um aplicativo educacional de idiomas perceberam que o perfil “DrPrevost”, sobrenome de batismo do Pontífice, retomou a atividade após um ano parado e acumulou mais de 30 mil pontos no aplicativo.
Esta plataforma usada pelo Santo Padre é uma das mais populares do mundo para aprender idiomas. Por meio de lições curtas e práticas, ele permite que qualquer pessoa estude diariamente e acompanhe seu progresso. Foi assim que muitos notaram que o Pontífice havia retomado seus estudos de línguas, com direito a sessões até de madrugada.
Em um dos dias, o Papa acessou o aplicativo com a conta @DrPrevost por volta das 3h da manhã, horário de Roma, o que chamou a atenção dos internautas. “Santo Padre, o senhor está estudando a essa hora?”, brincou um usuário nas redes sociais. Porta-vozes do Vaticano não comentaram a autenticidade da conta, mas os detalhes se alinham perfeitamente com fatos conhecidos, como a conta ter o mesmo nome das antigas redes sociais do Papa, não deixando dúvidas entre os observadores.
Mas o interesse de Leão XIV pelas línguas não é novidade. Ele sempre foi reconhecido como um grande linguista: fluente em inglês, espanhol, francês, italiano e português. Essa habilidade o coloca entre os Papas mais versáteis no diálogo com culturas e povos de todo o mundo. Seus antecessores, incluindo São João Paulo II (que dominava mais de uma dúzia de idiomas) e Bento XVI (fluente em alemão, inglês e línguas antigas), estabeleceram um alto padrão de conhecimento verbal.
Papa Leão XIV já foi professor!
Durante o Jubileu dos Estudantes, o Papa comentou com humor e simplicidade que antes de sua ordenação havia sido professor de física e matemática. Ele recordou esse período com carinho e destacou que ensinar é uma das formas mais belas de servir, pois ajuda os jovens a desenvolverem a razão e o coração ao mesmo tempo.
:: Círio de Nazaré e COP30 contarão com missas em outros idiomas
A Igreja Católica tem uma relação profunda com os idiomas. O latim continua sendo sua língua oficial, usada em documentos e orações. No entanto, desde o Concílio Vaticano II, a Igreja valoriza o uso das línguas locais para que a fé seja compreendida por todos. Essa abertura linguística é um sinal da missão universal da Igreja: falar ao coração de cada pessoa, em sua própria língua.
Com o ENEM se aproximando, o exemplo do Papa pode servir de inspiração para jovens e adultos. Aprender um novo idioma não deve valer apenas para provas, mas principalmente para abrir horizontes, exercitar a mente e se aproximar de outras culturas.
Você sabia que estudar uma língua estrangeira também pode ser um gesto espiritual? Esta é uma forma de compreender melhor o outro, de construir pontes e de viver a fé de maneira mais aberta e comunicativa.
Se até o Papa encontra tempo para estudar, talvez este seja o momento adequado para abrir o aplicativo, começar uma nova lição e deixar a curiosidade guiar o aprendizado!
:: Oração do estudante: sabia que a oração pode te auxiliar nos estudos?
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.