Santo Padre

São Francisco de Assis: o Santo que inspira o Papa

Comemorado neste 04 de outubro, São Francisco de Assis virou símbolo da luta ambiental

Escrito por Guilherme Gomes

04 OUT 2022 - 12H24 (Atualizada em 04 OUT 2022 - 14H43)

Reprodução/ Vatican Media

Leia Mais"Putin, pare a guerra!", diz Francisco ao pedir a pazBispo revela reação do Papa ao ser solicitado a defender democracia brasileiraAinda Cardeal argentino, em 13 de março de 2013, Jorge Bergoglio deixou a multidão na Praça de São Pedro com a expectativa alta. Afinal, que nome seria escolhido pelo novo Pontífice para a sucessão de Bento XVI?

O nome escolhido, não somente por Bergoglio, mas por todos os Papas e, de acordo com a tradição católica, indica que os Pontífices assumem uma nova identidade quando chegam à cadeira de Pedro.

Muito mais do que uma formalidade, o nome escolhido mostra a mensagem que o novo líder da Igreja Católica pretender passar durante seu pontificado.

Bergoglio entrou para a história ao ser o primeiro Papa Francisco da Igreja com esse nome. Sua apresentação ao mundo, com quebra de protocolos, deixou evidente sua mensagem: um pontificado que seria marcado pelo cuidado com a “Casa Comum”, pela proteção ecológica e com foco na acolhida e inclusão dos mais pobres.

Shutterstock/ Sidney de Almeida
Shutterstock/ Sidney de Almeida
São Francisco de Assis, cuja data é celebrada pelos católicos no dia 4 de outubro. De acordo com a tradição, ele morreu na noite do dia 3 para o dia 4 de outubro de 1226



Passados anos do início do seu pontificado e, com ações possíveis de serem analisadas, o
Santo Padre, Papa Francisco, segue os passos de um dos santos mais famosos da Igreja: São Francisco de Assis, celebrado pelos católicos em 04 de outubro.

Frei Mário Tagliari, reitor do Santuário São Francisco, em São Paulo, conversou com o A12 e falou justamente sobre a relação entre o Pontífice com o Santo.

A relação de Papa Francisco com São Francisco de Assis é muito grande. São Francisco é a fonte de inspiração para o atual papado, pelo modo de conduzir a Igreja hoje”, disse o reitor.

Por conta disso, hoje alguns estudiosos comparam a relação entre "o Francisco de Assis” com o agora, “Francisco de Roma".

São Francisco de Assis viveu em comunhão com a Igreja, mas provocou uma grande mudança a partir da radicalidade de viver o Evangelho. Papa Francisco busca seu nome, lá em 2013, por causa de São Francisco de Assis”, disse Frei Mário.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.