Em 7 de julho, a Igreja celebra a memória dos Santos Pontífices Romanos. Dos 267 Papas que já guiaram a Igreja, 82 foram canonizados e 10 beatificados. O mais recente santo foi Paulo VI, em 2018. Já João Paulo I foi declarado beato em 2022.
Essa celebração acontece de forma especial na Basílica de São Pedro, no Vaticano, com cantos e orações de gratidão pelos que viveram seu ministério com coragem e santidade.
No dia 11 de maio, em seus primeiros dias como Pontífice, o Papa Leão XIV rezou na cripta da Basílica Vaticana, diante das relíquias de São Pedro — o primeiro Papa — e de outros sucessores como os santos Paulo VI, João Paulo II, João XXIII e o beato João Paulo I.
Este gesto relembra a continuidade da missão confiada por Cristo a Pedro e a reverência àqueles que vieram antes dele.
No Evangelho de Lucas (22, 31-32), Jesus dirige palavras fortes a Simão Pedro:
“Simão, Simão! Satanás vos requereu para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para tua fé não desfalecer; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos!”
Ao receber essa grande missão, muitos podiam acreditar que Pedro não era a pessoa certa para isso. Sua fé vacilou, ele negou Jesus, resistiu a entender quem era o verdadeiro Messias. Ainda assim, foi escolhido.
E é justamente em sua fragilidade que se revela a força da graça de Deus, pois Pedro aprendeu a confiar em Cristo.
Como Pedro, os Papas de todos os tempos precisam da oração de Jesus e também da nossa. Eles continuam a missão de confirmar os católicos na doutrina e fé cristãs.
Por isso, a festa dos Santos Papas também é um convite a todos os fiéis à oração por quem ocupa hoje a cátedra de Pedro.
Celebrar os Papas que foram canonizados é recordar homens que deram a vida pela Igreja. São eles nossos amigos, exemplos de fé e intercessores no céu. Com suas histórias, mostram que é possível seguir a vontade de Deus mesmo em meio a quedas, dúvidas e dificuldades.
Nossa missão como católicos, neste 7 de julho, é de rezarmos pelo Papa. Que ele continue a cumprir, com sabedoria e fé, a missão recebida por Cristo. E que nós sejamos também firmes em nossa fé.
:: Por que o Papa é chamado de “Papa”? Entenda nessa matéria!
Fonte: Vatican News
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.