Em 7 de julho, a Igreja celebra a memória dos Santos Pontífices Romanos. Dos 267 Papas que já guiaram a Igreja, 82 foram canonizados e 10 beatificados. O mais recente santo foi Paulo VI, em 2018. Já João Paulo I foi declarado beato em 2022.
Essa celebração acontece de forma especial na Basílica de São Pedro, no Vaticano, com cantos e orações de gratidão pelos que viveram seu ministério com coragem e santidade.
No dia 11 de maio, em seus primeiros dias como Pontífice, o Papa Leão XIV rezou na cripta da Basílica Vaticana, diante das relíquias de São Pedro — o primeiro Papa — e de outros sucessores como os santos Paulo VI, João Paulo II, João XXIII e o beato João Paulo I.
Este gesto relembra a continuidade da missão confiada por Cristo a Pedro e a reverência àqueles que vieram antes dele.
No Evangelho de Lucas (22, 31-32), Jesus dirige palavras fortes a Simão Pedro:
“Simão, Simão! Satanás vos requereu para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para tua fé não desfalecer; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos!”
Ao receber essa grande missão, muitos podiam acreditar que Pedro não era a pessoa certa para isso. Sua fé vacilou, ele negou Jesus, resistiu a entender quem era o verdadeiro Messias. Ainda assim, foi escolhido.
E é justamente em sua fragilidade que se revela a força da graça de Deus, pois Pedro aprendeu a confiar em Cristo.
Como Pedro, os Papas de todos os tempos precisam da oração de Jesus e também da nossa. Eles continuam a missão de confirmar os católicos na doutrina e fé cristãs.
Por isso, a festa dos Santos Papas também é um convite a todos os fiéis à oração por quem ocupa hoje a cátedra de Pedro.
Celebrar os Papas que foram canonizados é recordar homens que deram a vida pela Igreja. São eles nossos amigos, exemplos de fé e intercessores no céu. Com suas histórias, mostram que é possível seguir a vontade de Deus mesmo em meio a quedas, dúvidas e dificuldades.
Nossa missão como católicos, neste 7 de julho, é de rezarmos pelo Papa. Que ele continue a cumprir, com sabedoria e fé, a missão recebida por Cristo. E que nós sejamos também firmes em nossa fé.
:: Por que o Papa é chamado de “Papa”? Entenda nessa matéria!
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.