A Santa Sé divulgou o programa e os logotipos da primeira Viagem Apostólica do Papa Leão XIV à Turquia e ao Líbano. As visitas que ocorrerão de 27 de novembro a 2 de dezembro marcarão os 1700 anos do Primeiro Concílio de Niceia, celebrado em Iznik, na atual Turquia.
A viagem começará em Ancara, onde o Papa visitará o Mausoléu de Atatürk e se reunirá com autoridades civis e religiosas. Em seguida, seguirá para Istambul, onde participará de momentos de oração com bispos e agentes pastorais na Catedral do Espírito Santo e visitará a Casa de Acolhimento das Pequenas Irmãs dos Pobres.
Em Iznik, Leão XIV presidirá um Encontro Ecumênico de Oração próximo às escavações da antiga Basílica de São Neófito, em recordação ao Concílio que marcou a unidade da fé cristã. De volta a Istambul, terá encontros com líderes das igrejas cristãs, participará de uma Santa Missa na “Volkswagen Arena” e assinará uma Declaração Conjunta com o Patriarca Bartolomeu I.
A segunda etapa será no Líbano, onde o Pontífice será recebido em Beirute. Lá, visitará o túmulo de São Charbel Makluf em Annaya e o Santuário de Nossa Senhora do Líbano, em Harissa. Estão previstos também um encontro ecumênico na Praça dos Mártires e um momento especial com os jovens em Bkerké.
O Papa ainda rezará no local da explosão de 2020, no porto de Beirute, e celebrará a Santa Missa no Beirute Waterfront, encerrando sua peregrinação.
O logotipo da viagem à Turquia é formado por um círculo envolvendo a Ponte dos Dardanelos, símbolo do encontro entre Ásia e Europa. Ondas sob a ponte remetem à água batismal e ao Lago Iznik, enquanto três círculos entrelaçados no alto representam a Santíssima Trindade. À direita, aparece a Cruz do Jubileu de 2025.
O lema, inspirado em Efésios 4,5: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”, expressa o chamado à unidade e ao diálogo entre Oriente e Ocidente.
Já o logotipo do Líbano traz o Papa abençoando com a mão direita, ao lado de uma pomba da paz e de um cedro, símbolo do país e de sua tradição espiritual. A Cruz-âncora do Jubileu de 2025 indica a esperança firmada em Cristo. As cores azul, verde e rosa, harmonizadas pelo branco, refletem o desejo de serenidade e reconciliação.
O lema escolhido, do Evangelho de Mateus, “Bem-aventurados os que promovem a paz”, reforça a mensagem central da visita: fortalecer o diálogo e a convivência entre as diferentes comunidades religiosas.
:: Compartilharemos todas as informações em a12.com/santopadre
Fonte: Vatican News
Oração por um recém-nascido prematuro
Saiba a importância da oração pela proteção dos recém-nascidos prematuros e aprenda a rezar com o missionário redentorista, Pe. Célio Lopes, C.Ss.R.
Papa nomeia bispo auxiliar para a Arquidiocese de Natal (RN)
Atendendo ao pedido de Dom João Cardoso, o Papa Leão XIV nomeou um bispo auxiliar para a Arquidiocese de Natal (RN). Confira a saudação enviada pela CNBB.
As duas cidades de Roma
Do Brasil às cidades mais antigas do mundo, o texto destaca Roma e seus tesouros subterrâneos, com ruínas, catacumbas e basílicas históricas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.