Na Praça São Pedro, Papa Francisco prosseguiu seu ciclo de catequeses sobre o Espírito Santo e recordou que a Igreja vive o Ano da Oração em preparação ao Jubileu de 2025, aconselhando a meditação do Livro dos Salmos.
“É uma sinfonia de oração cujo compositor é o Espírito Santo”, definiu o Santo Padre este livro bíblico. O Papa demonstrou o poder das meditações dos salmos ao revelar que mantém em sua escrivaninha um volume que contém o Novo Testamento e os Salmos juntos na versão em ucraniano que pertenceu a um soldado que morreu na guerra: “E ele rezava na frente de combate com este livro”.
Os salmos são diversos, ou seja, possuem vários tipos de orações: louvor, ação de graças, súplica, lamento, narração, reflexão de sabedoria e outros, tanto na forma pessoal quanto comunitária e são elementos fixos na celebração da Missa e na Liturgia das Horas. Francisco questionou:
“Eu me pergunto: vocês rezam com os salmos algumas vezes? Peguem a Bíblia ou o Novo Testamento e rezem um salmo. Por exemplo, quando estão um pouco tristes por terem pecado, rezam o Salmo 50? Existem muitos salmos que nos ajudam a ir em frente. Criem o hábito de rezar com os salmos. Eu lhes garanto que, no final, ficarão felizes.”
Como é um livro do Antigo Testamento, o Pontífice afirmou que não podemos viver apenas da herança do passado, é necessário fazer dos salmos a nossa oração, como se fôssemos nós os “autores”. “Se existem versículos que falam ao nosso coração, é bom repeti-los e rezar durante o dia, pois são válidos para todos os momentos e aumentam a sua eficácia com a constância”, recomendou o Papa.
Por fim, o Santo Padre relembrou que os Salmos enriquecem a nossa oração, pois não está centrada em nós mesmos, pois com eles podemos expressar louvor, bênção, ação de graças, envolvendo também a criação.
“Irmãos e irmãs, o Espírito Santo, que deu à Igreja Noiva as palavras para rezar ao seu divino Esposo, nos ajude a fazê-las ressoar na Igreja de hoje e a fazer deste ano preparatório para o Jubileu uma sinfonia de oração”, concluiu o Pontífice.
:: “Os salmos são as músicas pop do tempo de Jesus”, diz padre das Filipinas em entrevista ao A12
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.