Leia MaisExposição e Terço celebram os 15 anos da Conferência de AparecidaA missão da Igreja: do Concílio Vaticano II à Conferência de AparecidaNeste mês de maio, a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (CELAM), realizada em Aparecida (SP) no ano de 2007, completa 15 anos de realização.
No Altar Central do Santuário Nacional, nesta quinta-feira (13), foi realizada a Missa em Ação de Graças presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro de 2007 reuniu Bispos de toda a América Latina e acolheu no Brasil o então Papa Bento XVI e, mesmo que de forma despretensiosa, impulsionou o futuro pontificado do Santo Padre, Papa Francisco.
Na celebração em Ação de Graças desta quinta, estiveram presentes Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, Dom Odilo Scherer, Cardeal e Arcebispo de São Paulo, Dom Orani Tempesta, Cardeal e Arcebispo do Rio de Janeiro, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R, Reitor do Santuário Nacional, representando os Missionários Redentoristas, e toda a presidência da CNBB.
A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho foi, certamente, um dos grandes acontecimentos da Igreja na América Latina.

Foi neste encontro que surgiu o Documento de Aparecida, fruto mais expressivo da 5ª Conferência, que delineou novas perspectivas pastorais para o continente.
Na homilia da Santa Missa desta quinta-feira, Dom Walmor saudou os presentes no Altar Central e também os devotos da Mãe Aparecida, e relembrou o Documento de Aparecida e seu propósito:
“A experiência da 5ª Conferência traçou para gente o que é mais essencial: nossa condição de discípulos e discípulas de Cristo Jesus. O Documento de Aparecida nos mostra que é a missionariedade desse convite de intimidade que Deus nos faz. É uma tarefa cotidiana, para que possamos encharcar nosso coração com essa intimidade. 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida', diz Cristo. Temos que partir dessa premissa para que nossos corações não se encham de medo e insensatez”, afirmou Dom Walmor.
Durante o evento, em 2007, uma comissão foi eleita para a redação do documento final, que juntaria as diretrizes traçadas para serem utilizadas por toda a Igreja Latina. Na época, o ainda cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi quem esteve à frente da comissão, unido a uma equipe de apoio.
Dom Walmor relembrou os desejos do agora Papa Francisco durante sua homilia e fez um pedido especial aos presentes na Missa em Ação de Graças:
“Que esta missa de 15 anos reacenda nossos corações e inspire, portanto, como inspirou a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, a presença amorosa de Maria. Com Ela, aprendemos o caminho de não nos perturbar, mas viver a experiência importante e bonita do amor de Deus. Reavivemos, amados e amadas de Deus, essa experiência. A Igreja precisa e o Papa Francisco nos convoca a dar essa resposta. Sem disputar, sem fundamentalismos, sem brigas, mas na força desse amor“, pediu o presidente da CNBB ao final da homilia.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.