Leia MaisExposição e Terço celebram os 15 anos da Conferência de AparecidaA missão da Igreja: do Concílio Vaticano II à Conferência de AparecidaNeste mês de maio, a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho (CELAM), realizada em Aparecida (SP) no ano de 2007, completa 15 anos de realização.
No Altar Central do Santuário Nacional, nesta quinta-feira (13), foi realizada a Missa em Ação de Graças presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro de 2007 reuniu Bispos de toda a América Latina e acolheu no Brasil o então Papa Bento XVI e, mesmo que de forma despretensiosa, impulsionou o futuro pontificado do Santo Padre, Papa Francisco.
Na celebração em Ação de Graças desta quinta, estiveram presentes Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, Dom Odilo Scherer, Cardeal e Arcebispo de São Paulo, Dom Orani Tempesta, Cardeal e Arcebispo do Rio de Janeiro, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R, Reitor do Santuário Nacional, representando os Missionários Redentoristas, e toda a presidência da CNBB.
A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho foi, certamente, um dos grandes acontecimentos da Igreja na América Latina.
Foi neste encontro que surgiu o Documento de Aparecida, fruto mais expressivo da 5ª Conferência, que delineou novas perspectivas pastorais para o continente.
Na homilia da Santa Missa desta quinta-feira, Dom Walmor saudou os presentes no Altar Central e também os devotos da Mãe Aparecida, e relembrou o Documento de Aparecida e seu propósito:
“A experiência da 5ª Conferência traçou para gente o que é mais essencial: nossa condição de discípulos e discípulas de Cristo Jesus. O Documento de Aparecida nos mostra que é a missionariedade desse convite de intimidade que Deus nos faz. É uma tarefa cotidiana, para que possamos encharcar nosso coração com essa intimidade. 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida', diz Cristo. Temos que partir dessa premissa para que nossos corações não se encham de medo e insensatez”, afirmou Dom Walmor.
Durante o evento, em 2007, uma comissão foi eleita para a redação do documento final, que juntaria as diretrizes traçadas para serem utilizadas por toda a Igreja Latina. Na época, o ainda cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi quem esteve à frente da comissão, unido a uma equipe de apoio.
Dom Walmor relembrou os desejos do agora Papa Francisco durante sua homilia e fez um pedido especial aos presentes na Missa em Ação de Graças:
“Que esta missa de 15 anos reacenda nossos corações e inspire, portanto, como inspirou a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, a presença amorosa de Maria. Com Ela, aprendemos o caminho de não nos perturbar, mas viver a experiência importante e bonita do amor de Deus. Reavivemos, amados e amadas de Deus, essa experiência. A Igreja precisa e o Papa Francisco nos convoca a dar essa resposta. Sem disputar, sem fundamentalismos, sem brigas, mas na força desse amor“, pediu o presidente da CNBB ao final da homilia.
Papa lança livro sobre a oração dos peregrinos da esperança
"Se a Igreja não o apoiar com orações, você está acabado", afirmou no prefácio ao falar que se inspira na confiança de Maria para pedir orações aos fiéis.
Oração pelos governantes
Como católicos, rezemos pelos governantes, confiando em Deus para que suas decisões sejam justas e promovam a paz e o bem comum.
A oração dos simples e dos santos
Celebramos neste dia 07 a festa da Nossa Senhora do Rosário, instituída pelo Papa Pio V. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.