Santuário Nacional

Novo trono de Nossa Senhora é apresentado hoje no Santuário Nacional

Símbolo é um dos mais importantes da Novena e Festa da Padroeira

Escrito por Isabela Araujo

15 SET 2022 - 15H15 (Atualizada em 16 SET 2022 - 09H23)

Thiago Leon

Leia MaisSantuário Nacional de Aparecida divulga programação para Novena e Festa da Padroeira 2022Conheça o Gesto Concreto da Novena e Festa da Padroeira e participe!Dia Oracional Mariano traz expectativa para Novena e Festa da PadroeiraNesta quinta-feira, 15 de setembro, o Santuário Nacional recebeu a apresentação do trono de Nossa Senhora Aparecida para a Novena e Festa da Padroeira 2022, que poderá ser vista oficialmente a partir do primeiro dia da Novena, 03 de outubro.

O trono é um dos símbolos mais importantes da celebração e em cada ano um novo trono é feito para este grande momento, de forma que todos os seus detalhes são projetados a partir do tema da Festa, que neste é “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.

A peça é projetada a partir de diferentes simbolismos bíblicos, históricos e espirituais, de forma que toda a beleza vista possa ser contemplada mais a fundo e dialogue com o sentimento de devoção e emoção presente no momento.

Thiago Leon
Thiago Leon


Simbologias

  • Peixes

Um dos primeiros símbolos do cristianismo, o peixe é retratado em desenhos dourados, como recortes feitos na base da coluna. Seu significado é extenso, isso porque remete a diferentes simbologias.

Os animais representam nós, tementes a Deus, que caminhamos com Maria em direção a uma Igreja Missionária. A rede que os cerca e os une mostra a união dos irmãos que creem em Deus Pai por meio da oração, evangelização e fé.

Além disso, essa rede também faz referência a história da imagem de Nossa Senhora, em que foi encontrada em uma rede de peixes, sendo seu primeiro milagre.

  • Cor azul

A coluna possui a cor azul, que remete a dois fatores: o manto de Nossa Senhora e a água.

A água que representa o local que os peixes estão nadando faz alusão ao nosso batismo e, ao mesmo tempo, ao Rio Paraíba do Sul, onde a imagem foi encontrada. É ainda um retrato de nossa união junto a Deus, enquanto a referência ao manto de Nossa Senhora trata sobre seu acolhimento e proteção para com seus filhos que caminham junto Dele.

  • Luz de Maria

Os peixes são retratados na cor dourada, de forma que evidencia a luz de Maria, cuja qual nos protege e guia e a qual também desejamos e visamos seguir. Inspirado no Cânticos dos Cânticos 6,10: “Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?”.

  • Vasos

Vasos com flores estarão postos no altar com a finalidade de remeter à ternura, amor e carinho de nossa Mãe conosco.


Veja mais detalhes e informações sobre as simbologias do trono de Nossa Senhora para este ano



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.