Meio milhão de devotos deve passar pelo Santuário do Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, para durante o novenário e a grande festa no dia 6 de agosto, celebrar os 333 anos de início das peregrinações ao local sagrado.
Neste material, você poderá saber mais do tema e do lema da Romaria da Capital Baiana Fé para este ano. Durante os dias de oração, os romeiros podem conhecer as grutas e espaços internos do Santuário, que atraem peregrinos há mais de três séculos, além de outros espaços que pertencem à Igreja de Pedra e de Luz.
Em entrevista ao portal A12, o Padre Roque Silva, C.Ss.R., atual reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, falou a respeito da relevância histórica e religiosa das grutas do templo.
"As montanhas, cavernas, grutas, fendas, tiveram sempre um referencial muito importante para a vida espiritual no Cristianismo. Esse referencial, além de sua condição natural, como espaço geográfico, tem também essa conotação de espaço de encontro consagrado. É um lugar de encontro, de espiritualidade e de muita intimidade consagrada com Deus.
O Santuário de Bom Jesus tem essas duas características muito próximas. Além de ser uma alta montanha, é um morro grande no centro da cidade. Ele também é formado por diversas grutas ou cavidades.
O que mais impacta nas pessoas é o contato com o natural. A gruta tem essa característica de chamar a atenção para a ação criadora de Deus. Foi Deus que fez. Aqui tem o dedo de Deus. Aqui é a expressão do próprio Deus. Por isso as pessoas procuram, se encantam e se embebem da intimidade do lugar".
Grutas dedicadas a Nossa Senhora
Na entrada do Santuário, à esquerda da porta central, está a pequena Gruta dedicada à Nossa Senhora Aparecida. Ela possui uma imagem que é idêntica à original, que foi doada pelo Santuário Nacional.
À direita da entrada, está a Capela do Santíssimo, que possui um sacrário em formato diferenciado e oferece aos romeiros e visitantes a possibilidade de adorar e agradecer ao Bom Jesus. Além disso, também comporta um nicho com a imagem do Divino Pai Eterno e outro com a imagem de Nossa Senhora Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.
A co-padroeira Nossa Senhora da Soledade, possui uma imagem dentro da maior gruta interna do Santuário. Atrás do presbitério, estão a Sala das Promessas, Altar de Santo Antônio, Gruta de São Geraldo e Gruta de Santa Luzia.
Memórias dentro da Gruta
A Sala das Promessas e a Gruta de São Geraldo abrigam memórias de gratidão dos romeiros, assim como acontece em Aparecida. A Gruta da Soledade abriga os restos mortais do Monsenhor Turíbio Vilanova, importante capelão que viveu e trabalhou pelo crescimento das romarias e da fé. Já dentro da Gruta do Bom Jesus estão três espaços muito visitados: a Cova da Serpente, a Cova do Monge e a Cova da Onça.
Esplanada e Torre
Na Capital Baiana da Fé, além do acesso a uma das subidas ao morro, é possível visitar as Grutas da Imaculada Conceição, Santa Dulce dos Pobres, Santa Rita de Cássia, entre outros espaços de fé e oração. A torre possui inspiração nos castelos espanhóis e foi idealizada por Monsenhor Turíbio Vilanova, religioso espanhol que administrou o espaço até os anos 50. A construção chama a atenção dos visitantes e foi realizada entre os anos 1940 e 1950, medindo 40 metros de altura e seis de diâmetro.
A torre abriga três sinos, fabricados com moedas doadas em 1988, por pessoas libertadas da escravidão, e outras doações ao longo dos séculos. Já o relógio, foi construído também nos anos 50, em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Grutas externas
No Santuário de Bom Jesus da Lapa, à direita de quem sai do templo, temos a Gruta da Ressurreição, onde estão dispostas a imagem de Santa Maria Madalena e a estátua do Cristo Ressuscitado com uma pedra na mão. A Gruta de Belém fica ao lado, e possui uma beleza única, com elementos que lembram o nascimento do Bom Jesus. No Espaço Santuário Cultura, ainda temos as grutas Água de Milagres, São Francisco de Assis e de Nossa Senhora das Graças.
Confira mais imagens das grutas do Santuário de Bom Jesus da Lapa
1/15
Angelus: Papa reflete sobre conhecer Jesus verdadeiramente
No Angelus deste domingo, papa Francisco reflete sobre cultivar o verdadeiro encontro com Jesus, e deixar-se transformar por Ele.
É necessário reconhecer e seguir Jesus com atitudes!
Jesus é o Messias, salvador e libertador enviado ao mundo por Deus Pai para anunciar a humanidade o caminho da salvação.
Dogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Conheça os dogmas da Igreja que são afirmações de fé em relação ao Papa. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.