Meio milhão de devotos deve passar pelo Santuário do Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, para durante o novenário e a grande festa no dia 6 de agosto, celebrar os 333 anos de início das peregrinações ao local sagrado.
Neste material, você poderá saber mais do tema e do lema da Romaria da Capital Baiana Fé para este ano. Durante os dias de oração, os romeiros podem conhecer as grutas e espaços internos do Santuário, que atraem peregrinos há mais de três séculos, além de outros espaços que pertencem à Igreja de Pedra e de Luz.
Em entrevista ao portal A12, o Padre Roque Silva, C.Ss.R., atual reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, falou a respeito da relevância histórica e religiosa das grutas do templo.
"As montanhas, cavernas, grutas, fendas, tiveram sempre um referencial muito importante para a vida espiritual no Cristianismo. Esse referencial, além de sua condição natural, como espaço geográfico, tem também essa conotação de espaço de encontro consagrado. É um lugar de encontro, de espiritualidade e de muita intimidade consagrada com Deus.
O Santuário de Bom Jesus tem essas duas características muito próximas. Além de ser uma alta montanha, é um morro grande no centro da cidade. Ele também é formado por diversas grutas ou cavidades.
O que mais impacta nas pessoas é o contato com o natural. A gruta tem essa característica de chamar a atenção para a ação criadora de Deus. Foi Deus que fez. Aqui tem o dedo de Deus. Aqui é a expressão do próprio Deus. Por isso as pessoas procuram, se encantam e se embebem da intimidade do lugar".
Grutas dedicadas a Nossa Senhora

Na entrada do Santuário, à esquerda da porta central, está a pequena Gruta dedicada à Nossa Senhora Aparecida. Ela possui uma imagem que é idêntica à original, que foi doada pelo Santuário Nacional.
À direita da entrada, está a Capela do Santíssimo, que possui um sacrário em formato diferenciado e oferece aos romeiros e visitantes a possibilidade de adorar e agradecer ao Bom Jesus. Além disso, também comporta um nicho com a imagem do Divino Pai Eterno e outro com a imagem de Nossa Senhora Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

A co-padroeira Nossa Senhora da Soledade, possui uma imagem dentro da maior gruta interna do Santuário. Atrás do presbitério, estão a Sala das Promessas, Altar de Santo Antônio, Gruta de São Geraldo e Gruta de Santa Luzia.
Memórias dentro da Gruta

A Sala das Promessas e a Gruta de São Geraldo abrigam memórias de gratidão dos romeiros, assim como acontece em Aparecida. A Gruta da Soledade abriga os restos mortais do Monsenhor Turíbio Vilanova, importante capelão que viveu e trabalhou pelo crescimento das romarias e da fé. Já dentro da Gruta do Bom Jesus estão três espaços muito visitados: a Cova da Serpente, a Cova do Monge e a Cova da Onça.
Esplanada e Torre

Na Capital Baiana da Fé, além do acesso a uma das subidas ao morro, é possível visitar as Grutas da Imaculada Conceição, Santa Dulce dos Pobres, Santa Rita de Cássia, entre outros espaços de fé e oração. A torre possui inspiração nos castelos espanhóis e foi idealizada por Monsenhor Turíbio Vilanova, religioso espanhol que administrou o espaço até os anos 50. A construção chama a atenção dos visitantes e foi realizada entre os anos 1940 e 1950, medindo 40 metros de altura e seis de diâmetro.

A torre abriga três sinos, fabricados com moedas doadas em 1988, por pessoas libertadas da escravidão, e outras doações ao longo dos séculos. Já o relógio, foi construído também nos anos 50, em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Grutas externas

No Santuário de Bom Jesus da Lapa, à direita de quem sai do templo, temos a Gruta da Ressurreição, onde estão dispostas a imagem de Santa Maria Madalena e a estátua do Cristo Ressuscitado com uma pedra na mão. A Gruta de Belém fica ao lado, e possui uma beleza única, com elementos que lembram o nascimento do Bom Jesus. No Espaço Santuário Cultura, ainda temos as grutas Água de Milagres, São Francisco de Assis e de Nossa Senhora das Graças.
Confira mais imagens das grutas do Santuário de Bom Jesus da Lapa
1/15















Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.