Santuários

Devotos celebram Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba (PR)

Administrador do Santuário paranaense falou com o A12 sobre esta importante devoção

Escrito por Alberto Andrade

27 JUN 2023 - 14H11 (Atualizada em 28 JUN 2023 - 11H58)

Andrea Bonatto - Santuário NS Perpetuo Socorro

Leia MaisConsagre sua família à Nossa Senhora do Perpétuo SocorroReze a oração de São João Paulo II a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Aqui no A12 você conferiu a cobertura completa sobre a linda devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi trazida ao nosso país pelos Missionários Redentoristas.

Um dos Santuários que são referenciais em propagar a intercessão da Nossa Mãe, que está sempre disposta a nos auxiliar, está localizado na Arquidiocese de Curitiba (PR) e desde o dia 18 de junho celebra a Novena e Festa de sua padroeira, reunindo devotos de municípios do interior do Paraná e de outros estados.


Na noite da última terça-feira (27), o Santuário celebrou a Festa em honra a Mãe do Perpétuo Socorro, com uma Procissão Luminosa e a Missa Solene. Padre Edilei Rosa Silva, C.Ss.R., administrador do Santuário de Curitiba, falou ao A12 da alegria em celebrar esta devoção mariana tão importante para os fiéis e Missionários Redentoristas.

"Ao celebrarmos esta data tão importante para a Congregação, a festividade da Mãe do Perpétuo Socorro, temos a satisfação de entrar em sintonia com os diversos lugares em que os devotos celebram essa grande festa também. Diante de tantas graças de acordo com a tradição, nós perpetuamos através da nossa missionariedade esta grande devoção à Mãe de Deus.

Celebramos a Mãe do Perpétuo Socorro, não somente pelas missas mas também em exercícios espirituais, e também pelas Santas Novenas que celebramos, são 18 novenas que rezamos toda a quarta-feira, das 6h às 22h. Celebrar esta festividade renova nossas forças no Socorro Perpétuo em nossas vidas, Maria Santíssima!"

Andrea Bonatto - Santuário NS Perpetuo Socorro
Andrea Bonatto - Santuário NS Perpetuo Socorro
Missionário redentorista, Padre Edilei é administrador do Santuário da Mãe do Perpétuo Socorro


A devoção iniciou em 1960, na Capela da Glória, com a chegada dos Redentoristas à capital paranaense e a realização da Novena Perpétua, que contou com apenas oito pessoas. Mas com o tempo a procura dos fiéis pelas Missas e os momentos oracionais foram aumentando rapidamente.

“A frequência do povo às novenas era tão grande que logo a Novena começou tomar a Avenida João Gualberto. Os missionários tornaram-se conhecidos como a salvação da cidade, pois todos sabiam que nas quartas-feiras era possível confessar a qualquer hora do dia, naquele refúgio do Perpétuo Socorro”, diz um trecho dos arquivos do Santuário, relatando o movimento dos devotos curitibanos no início dos anos 1960.

Com muita luta e sacrifício dos missionários e dos leigos locais, no dia 29 de junho de 1969, Festa de São Pedro e São Paulo apóstolos, foi inaugurada a atual igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Bruno Fabiano/Santuário NS Socorro
Bruno Fabiano/Santuário NS Socorro
Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória em Curitiba (PR)


"Este quadro é um verdadeiro milagre desde o seu surgimento lá na Grécia. Quando surgiu era venerado pelo povo cristão, e por si só é um ícone milagroso, foi roubado, sofreu com a tormenta do mar, que foi acalmado, sendo assim o primeiro milagre desta devoção.

Hoje posso dizer, como Missionário Redentorista, que é o ícone mais venerado no mundo, pois estamos nos cinco continentes em 80 países e se existe um redentorista, existe um ícone da Mãe do Perpétuo Socorro. E aqui neste Santuário desde quando começaram as novenas em 1960 e construída a Igrejinha da Glória, só aumentou a devoção e a fé, isso é um milagre para Curitiba e todos nós devotos!", disse o Padre Edilei. 

Andrea Bonatto - Santuário NS Perpetuo Socorro
Andrea Bonatto - Santuário NS Perpetuo Socorro


Oração e atendimentos pela intercessão de Maria

A Novena Perpétua no Santuário de Nossa Senhora em Curitiba já é considerada um patrimônio cultural e religioso na região Sul do Brasil.

O acolhimento às pessoas que procuram o Santuário é prioridade: meia hora antes de todas as missas e nas quartas-feiras e domingos praticamente o dia todo, padres atendem confissões e dão aconselhamentos.

Atendimentos psicológicos, jurídicos, de fonoaudiologia, entre outros, também são prestados gratuitamente no Centro Redentorista Santo Afonso, um espaço de atendimento à população e uso das pastorais.


Padre José Aparecido, vigário do Santuário em Curitiba fala da Festa a Mãe do Perpétuo Socorro

Fonte: Arquidiocese de Curitiba / Santuário NS Perpétuo Socorro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Santuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...