Os cristãos católicos têm a bonita tradição de batizar seus filhos, um gesto que coloca as crianças no caminho da fé e os torna filhos de Deus. É também por meio desse Sacramento que recebemos a graça do Espírito Santo, o dom do sensus fidei, ou seja, de discernir o sentido da fé e cumprir nossa vocação profética.
Com o batismo, cabe a cada um de nós manter essa chama acesa no coração e na consciência ao longo da vida.
O termo sensus fidei pode parecer complexo, mas está profundamente ligado à vivência da fé cristã. Ele expressa a capacidade que todo fiel possui de discernir e compreender a verdade revelada por Deus, iluminado pelo Espírito Santo.
Sensus fidei significa “sentido da fé”, não se trata de uma opinião, mas de uma percepção espiritual que nasce da comunhão com Cristo e com a Igreja. Esse dom permite que os fiéis reconheçam o que está em conformidade com a fé, mesmo diante de desafios ou mudanças culturais, garantindo que a essência do Evangelho permaneça viva.
A Igreja nos convoca a uma caminhada sinodal e a consciência de nossas responsabilidades como cristãos nos ajuda a percorrer esse caminho.
Papa Leão XIV nomeia novo bispo coadjutor de Criciúma
Após quase 40 anos de ministério presbiteral, monsenhor Milton Zonta foi nomeado bispo coadjutor de Criciúma, com ampla experiência pastoral e missionária.
Rezar de dia ou à noite? Qual o melhor horário?
Tire todas as suas dúvidas sobre se existe um horário correto para rezar, conforme os ensinamentos da Igreja e da Bíblia. O A12 responde!
Reflexões bíblicas para viver uma espiritualidade sinodal
Sinodalidade é caminhar juntos na fé, dialogar e partilhar, vivendo a missão da Igreja em comunhão e corresponsabilidade. Sua comunidade vive isso?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.