Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas Atualizada em 09 SET 2019 - 09H42

Catequese com Santo Afonso: como viver em comunidade

No segundo episódio da série Catequese com Santo Afonso, o padre Anísio Tavares fala sobre a experiência da vida em comunidade.

Você sabe qual é o seu papel dentro da comunidade? Confira o novo episódio. 

:: Assista o primeiro episódio: Teologia Moral para o povo


Santo Afonso
investiu muito na pregação de missões populares, momento em que fazia fervilhar o amor de Deus no coração dos fiéis.

Mas para manter a vida cristã em pleno vigor, o grande pregador do Século XVIII indicava a Comunidade de fé como espaço para fazer a chama virar brasa e aquecer os corações, as relações, a sociedade.

É na comunidade que os cristãos fazem a experiência de perseverar na fé, acolhendo e fazendo crescer o Reino de Deus. Em Nápoles, Afonso de Ligório formou pequenas comunidades que se reuniam pelas casas e praças, chamadas 'Capelas do Entardecer'. Os resultados surpreenderam o próprio Santo já nos últimos dias de sua vida, quando a ele disseram que havia cocheiros santificados a partir de tais experiências. Afonso suspirou e disse: 'Glória a Deus!'

O ensinamento de Afonso se faz atual em nosso tempo, no qual grande é a oferta de denominações religiosas, mas grande é a multidão que continua buscando saciar a sede profunda pelo sentido da vida.

Leia MaisTeologia Moral de Santo Afonso se ampara na misericórdia A benignidade na Teologia Moral de Santo Afonso Cristo é a fonte plena, cuja água é o amor. Para os que buscam a plenitude do amor, Santo Afonso lembra: “Toda a Santidade e toda a perfeição de uma pessoa consiste em amar a Jesus Cristo, nosso Deus, nosso maior bem, nosso Salvador” (Prática do Amor a Jesus Cristo, p. 11)

Não estaria na hora de assumirmos nossa vida de comunidade com mais ardor, fazendo desse espaço ambientes cada vez mais vivos e vivificantes? Só assim, o verdadeiro amor pode germinar em nós atitudes novas para vencermos o ódio, a ganância, a miséria que tiram seiva de nossa vida. Sendo cristãos melhores, seremos cidadãos melhores, capazes de renovar nossa sociedade.

Espero que a reflexão de hoje ajude você a participar melhor de sua comunidade, buscando viver cada vez mais intensamente o amor de Jesus!

Aguardo você nos próximos vídeos de nossa série! Venha e conheça mais sobre a Teologia Moral de Santo Afonso Maria de Ligório.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.