Esse deverá ser o refrão mais cantado pelos romeiros do Bom Jesus da Lapa (BA), entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, quando serão realizados o Novenário e a Festa do Bom Jesus, na cidade do Oeste da Bahia. Leia MaisPadre Roque Silva fala da preparação para a novena de Bom Jesus da LapaConheça a devoção a Nossa Senhora da Soledade em Bom Jesus da Lapa (BA)
Se para os milhares de fiéis - entre lapenses e visitantes de diversos estados do Brasil - o clima é de preparação, com seus tradicionais chapéus brancos com a fita verde, o momento é de extrema alegria para Lucivânia Cardoso. Há 15 anos emprestando a sua voz ao Santuário de Pedra e Luz, a cantora tem um motivo especial na celebração ao Bom Jesus em 2024: é a compositora do Hino Oficial da Romaria.
O Pe. Roque Silva, C.Ss.R., reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, fez um pedido especial para Lucivânia: criar o hino de 2024, seguindo o tema da Romaria: “Bom Jesus: modelo de oração, louvor a Deus e amizade”, que foi inspirado no Ano da Oração.
A cantora, que conheceu o trabalho dos missionários redentoristas na adolescência e, desde então, passou a admirar a caminhada dos filhos espirituais de Santo Afonso, compartilhou, em entrevista ao Portal A12, o sentimento de ser compositora e uma das vozes do Hino da Romaria de Bom Jesus da Lapa:
“Ser uma das vozes da Romaria é ter uma responsabilidade missionária muito grande. E cuidar da nossa fé é transmitir isso através da nossa voz, que é um instrumento especial, para mim e para o povo. Se eu não sentir aquela emoção vibrando no meu coração, não vai ter como transmitir. Então, ser a voz da Romaria, sendo a voz de Deus para esse povo, cantando as maravilhas de Deus, é gratificante, é sem igual”.
Confira a entrevista completa com a cantora Lucivânia Cardoso:
- Qual a sua relação com a música e com o Santuário de Bom Jesus da Lapa?
A minha relação com a música nasceu na infância, com meus 13 anos. Eu sempre fui uma adolescente missionária. Participei do grupo Esperança Santo Afonso e sempre cantando à frente do meu grupo, cantando nas missas. Ainda não tinha conhecimento da música litúrgica, mas tinha o amor de servir a minha comunidade. O Santuário foi um lugar especial, onde realmente meu coração ardeu o forte desejo de cantar para os romeiros nas romarias. Então comecei a trabalhar na lojinha e livraria Boa Nova e via aquele povo passando com tanta vontade, com tanto amor. O romeiro do Bom Jesus é bem musical, eles sabem cantar, eles trazem suas melodias e composições belíssimas. Então, eu senti a vontade de fazer como eles. A vontade de fazer alguma coisa para aumentar a fé daquele povo. Estou há 15 anos cantando, mas já tenho uma vida missionária com os Redentoristas há 24 anos.
- Como você conheceu o trabalho realizado pelos Missionários Redentoristas?
Eu conheci o trabalho redentorista na minha comunidade, com meus 12 anos. Sempre achava bonito como o Redentorista vai de encontro ao povo, à criança e ao adolescente. Estimula, cativa, anima e tem um trabalho grandioso e bonito. Uma caminhada feliz e bonita. Então, aquilo foi me trazendo mais para perto e o ponto fundamental era o Santuário, a Casa do Bom Jesus, onde eles faziam toda aquela festa com os romeiros, com a comunidade lapense e aquilo me encantou, aquele carisma, a devoção aos santos redentoristas, à Mãe Aparecida e a devoção ao Bom Jesus. E isso foi crescendo, o amor só cresce.
- Qual o sentimento de ser uma das vozes da Romaria do Bom Jesus e de ajudar a propagar um dos maiores movimentos religiosos do país?
Ser uma das vozes da Romaria é ter uma responsabilidade missionária muito grande. E cuidar da nossa fé é transmitir isso através da nossa voz, que é um instrumento especial, para mim e para o povo. Se eu não sentir aquela emoção vibrando no meu coração, não vai ter como transmitir. Então, ser a voz da Romaria, sendo a voz de Deus para esse povo, cantando as maravilhas de Deus, é gratificante, é sem igual.
- Como foi o processo criativo para a criação do Hino da Romaria de 2024?
O Papa Francisco dedicou o ano de 2024 ao Ano da Oração. Então é um ano motivador e o Pe. Roque, nosso reitor, sentou comigo e pediu a criação do hino. Eu rezei, busquei orientação nas palavras e nos artigos do Papa e comecei a escrever. Depois eu voltei ao Pe. Roque e disse: ‘já que vamos falar sobre a oração, vamos inserir na nossa música as nossas orações diárias, o Pai Nosso, a Ave Maria, Salve Rainha, Glória ao Pai’. Comecei a escrever, mandei para um padre e amigo, Padre Marcel Gustavo, de Campinas (SP), para ele fazer a correção. O padre me elogiou, corrigiu alguma coisinha ali, e disse que estava perfeita, teológica, alegre, vibrante e que o povo iria cantar junto. A música então foi criada, extraída de uma oração. É realmente um convite à oração.
- Como a região e a cultura baiana influenciam na criação das canções?
A Bahia é a terra da alegria. Dizem que baiano não nasce, estreia (risos). A nossa cultura é muito vibrante, inspiradora e a gente vai trazendo isso e vai fazendo festa. Isso é maravilhoso! A gente traz na Romaria tudo o que há de bom nessa terra, tudo o que há de bom nessa cultura nossa, a cultura baiana. E também tudo o que vem de outros estados que chegam. Então a gente soma e faz uma alegria só. A nossa cultura é muito vibrante, inspiradora e de fé.
- Durante a Romaria, qual é o momento mais emocionante para você?
Nós temos nove dias e nove noites preparando, encontrando, olhando as histórias. Tantas pessoas que deixam tudo para visitar o Santuário e contam suas histórias. Nós mesmos somos muito próximos desses romeiros e parece que não vai ter fim, parece que a festa começou para não mais acabar. O que mais me emociona é o encerramento, ao ver os romeiros partirem. Eu estou aqui, vejo o Bom Jesus todos os dias, estou na Casa do Bom Jesus. E são tantos os romeiros que não podem estar aqui, não podem vir todos os anos. Vejo aquela experiência bonita deles se despedindo do Bom Jesus e pedindo a força e a garantia de voltarem no próximo ano. Isso me emociona muito, a despedida dos romeiros.
Confira o Hino da Romaria do Bom Jesus da Lapa de 2024:
Pelo sinal da Santa Cruz de Cristo
nós pedimos isto, ó Deus e Senhor:
dos inimigos todos protegei-nos,
também defendei-nos de todo furor
Deus uno e trino, Criador clemente
Filho obediente e Espírito de amor
Eis-nos aqui, Bom Jesus da Lapa
cheios de fé, contemplando a Cruz
na oração – nossa expressão de amor
no Teu olhar – Vossa divina luz
Louvor e Glória demos ao Pai Santo
que este nosso canto inspira e sustém.
Ao Verbo Eterno que se fez menino
e ao Sopro Divino que de ambos vem.
Que a Soledade por nós interceda
na longa vereda para o céu. Amém.
.:: Entenda a tradição do chapéu utilizado na Festa do Bom Jesus da Lapa ::.
Santas Missões: Redentoristas concluem missão em Presidente Prudente
Terceira fase da Missão é marcada pelo avivamento da comunidade local e contou com a presença dos devotos na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Saiba mais!
Província Nossa Senhora Aparecida acolhe seu novo sacerdote
Missionário Redentorista, Caio de Oliveira Bueno, foi ordenado presbítero em Munhoz (MG), sua cidade natal. Saiba mais!
Encontro dos Formadores e Promotores vocacionais na Vila Santo Afonso
Missionários Redentoristas contaram com a assessoria do psicólogo clínico Marco Aurélio durante dias dinamizados, intensos e profundos. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.