Missionários

Pe. José Carlos Linhares é a ponte redentorista na Santa Sé

Em Roma, missionário redentorista é procurador-geral da Congregação do Santíssimo Redentor

Escrito por Beatriz Nery

29 OUT 2021 - 14H23 (Atualizada em 05 NOV 2021 - 09H12)

Beatriz Nery/A12

Com 35 anos de vida e há 17 anos na Congregação Redentorista, Pe. José Carlos Linhares Pontes Júnior é natural de Fortaleza (CE) e possui um trabalho importante diante da Congregação do Santíssimo Redentor, em escala mundial, atuando em Roma, junto à Santa Sé, como Procurador-Geral da Congregação Redentorista.

Chamado ao sacerdócio

Quando jovem, teve a influência de dois amigos, José Igor e Gildo, que estudavam junto a ele no Colégio Redentorista de Fortaleza. Frequentava desde criança a Paróquia de São Raimundo Nonato, também redentorista. Foi exatamente deste seio redentorista, de uma família Redentorista, de uma comunidade paroquial redentorista, que eu descobri minha vocação”, conta.

Beatriz Nery/A12
Beatriz Nery/A12
Pe. José Carlos Linhares, procurador-geral da Congregação Redentorista

Ser missionário

Entrou no seminário em 2004, em sua cidade natal, e depois se formou em Direito em Recife (PE).

Em 2009, fez o noviciado no seminário, em Tietê (SP), e fez o curso de Teologia em Fortaleza, sendo enviado em missão para Moçambique, no continente africano.

Se acomodou na Paróquia Cristo Rei, pertencente à Diocese de Tete, na cidade de Furancungo por um ano e meio.

Após isso, seus superiores o encaminharam para Roma, onde concluiu o Mestrado em Direito Civil e Direito Canônico.

Terminado o mestrado e tendo se tornado padre em fevereiro de 2014, o superior-geral e o governo geral o convidou para trabalhar como vice-procurador Geral da Congregação durante alguns anos e, em 2021, foi eleito como o novo procurador-geral.

Atualmente, está concluindo o doutorado em Direito Canônico e Direito Civil na Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), onde também concluiu o Mestrado.

É professor de Direito Administrativo Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico (ISDCSC), em Florianópolis (SC).

Papel do procurador-geral

Seu papel representa juridicamente a Congregação do Santíssimo Redentor junto à Santa Sé.Sou a ponte jurídica entre a nossa Congregação e o Vaticano, eu ajudo com todos os casos dos nossos confrades espalhados por todo o mundo nos cinco continentes”, afirma.

Pe. José Carlos colabora também com o trabalho das províncias a partir dos estatutos, diretórios e na dimensão dos conselhos, que são enviados ao Governo Geral. “Meu trabalho é dar perspectiva jurídica, sempre na dimensão pastoral, do que seria mais correto para o procedimento de um caso da nossa Congregação”, completa.

Os casos que envolvem o Direito Canônico e Civil são, por exemplo, quando diz respeito às pessoas:

- um padre está em processo de discernimentos e deseja deixar a Congregação e entrar numa diocese, chamado de incardinação em uma diocese;

- um padre resolve deixar a vida religiosa e deixar o Ministério para poder assumir o compromisso familiar;

- o religioso que abandonou uma casa da comunidade e está fora muitos anos e que precisa fazer um processo para regularizar essa situação.

Quando diz respeito à província:

- aprovação dos estatutos das Províncias;

- pedido formal ao Governo Geral para dispensas, por exemplo, de um jovem que está em formação e ficou muito doente e gostaria de professar os votos em perigo de morte.

Realização

Diante de seu trabalho pastoral importante para a Congregação no mundo todo, Pe. José Carlos se sente feliz.Sou feliz em realizar um trabalho pastoral com os nossos confrades e os casos que chegam a mim, ajudando a Congregação a regularizar situações para que a presença redentorista naqueles locais possa continuar dando frutos”.

:: Acompanhe mais notícias redentoristas aqui!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Missionários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.