Talvez a grande maioria dos leitores e daqueles que acessam o nosso Portal nunca tenha ouvido falar ou conhecido alguma coisa sobre uma cidade mineira chamada Poté. Mas ela existe sim!
Conhecendo a cidade e seus desafios
A referida cidade está situada no vale do Mucury, região norte do estado de Minas Gerais e, como Igreja, pertence à diocese de Teófilo Ontoni que tem como bispo Dom Aloísio Jorge Pena Vitral.
Atualmente, segundo dados do IBGE o município tem uma população de 15.718 habitantes, a maioria residente na zona rural. O município está localizado a 319 km da capital mineira, Belo Horizonte, e lá, como na maioria das pequenas cidades do interior os desafios são muitos, sendo o maior deles, a pobreza, que é uma realidade assustadora. Entre os habitantes, os que podem migram para os Estados Unidos e muitas famílias vivem do “Bolsa Família”, programa instituído pelo governo federal. Neste ano, os pequenos agricultores perderam tudo o que plantaram devido à seca.
O problema das drogas também é assustador. Muitos delinquentes fogem da cidade grande, se escondendo nesta e em outras pequenas cidades do interior. Por causa disso, a violência vem crescendo consideravelmente nestes últimos tempos.
Igreja presente na vida do povo
Quem acompanha a comunidade paroquial é o padre José Geraldo Gregório dos Santos, do clero diocesano. Ele se esforça muito para dar assistência às 29 comunidades da paróquia. Em Poté a maioria da população é católica, porém, nem todas as pessoas estão engajadas nos serviços das comunidades. Em algumas comunidades as crianças chegam a ficar fora da catequese por falta de catequistas.
O crescimento das seitas também é muito preocupante e sempre surgem os espertalhões que, aproveitando-se da situação de pobreza, trocam roupas, bolsas e sapatos pela participação na sua igreja afastando as pessoas das comunidades católicas.
A paróquia de Poté, dedicada ao Senhor Bom Jesus, é constituída por 20 comunidades rurais, 2 distritos e 7 comunidades urbanas. A missão Redentorista acontece pela primeira vez nesta cidade, pois desejoso de ver uma paróquia missionária, dinâmica, em comunhão e participação, o pároco solicitou as Santas Missões Redentoristas há mais ou menos dois anos.
Engajamento nos atos das Missões
Depois da Missão da Visitação e dos trabalhos da Pré-Missão, realizados em fevereiro, coordenados pela Irmã Stela Christofoletti, Ir. Lícia e pelo Padre Ivair, a paróquia foi dividida em 104 grupos missionários que chamamos de setores, com 241 animadores leigos despertados para a missão.
Entre os dias 25 e 28 de fevereiro os missionários da equipe de São João da Boa Vista visitaram todas as comunidades e no domingo, dia 01 de março, realizaram a formação para os coordenadores e auxiliares dos grupos missionários, capacitando-os para a segunda fase das Santas Missões, a Missão nas Famílias.
Neste dia tivemos a participação de 232 pessoas nas atividades formativas que tem um cunho espiritual e pastoral, além da prática no exercício da missão, encerrando-se com a Missa do Envio Missionário.
Os missionários redentoristas estão muito contentes e otimistas, pois o povo é muito animado e correspondeu bem ao convite da missão. A terceira fase acontece em março, a partir desta sexta-feira, 06.
Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Coordenador da Equipe de Comunicação
das Santas Missões
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.