Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

A cidade mineira de Poté está em missão

Talvez a grande maioria dos leitores e daqueles que acessam o nosso Portal nunca tenha ouvido falar ou conhecido alguma coisa sobre uma cidade mineira chamada Poté. Mas ela existe sim! 

Conhecendo a cidade e seus desafios

Missões Redentoristas em Poté (MG) entram na terceira fase em março.

A referida cidade está situada no vale do Mucury, região norte do estado de Minas Gerais e, como Igreja, pertence à diocese de Teófilo Ontoni que tem como bispo Dom Aloísio Jorge Pena Vitral.

Atualmente, segundo dados do IBGE o município tem uma população de 15.718 habitantes, a maioria residente na zona rural. O município está localizado a 319 km da capital mineira, Belo Horizonte, e lá, como na maioria das pequenas cidades do interior os desafios são muitos, sendo o maior deles, a pobreza, que é uma realidade assustadora. Entre os habitantes, os que podem migram para os Estados Unidos e muitas famílias vivem do “Bolsa Família”, programa instituído pelo governo federal. Neste ano, os pequenos agricultores perderam tudo o que plantaram devido à seca.

O problema das drogas também é assustador. Muitos delinquentes fogem da cidade grande, se escondendo nesta e em outras pequenas cidades do interior. Por causa disso, a violência vem crescendo consideravelmente nestes últimos tempos. 

Igreja presente na vida do povo

Quem acompanha a comunidade paroquial é o padre José Geraldo Gregório dos Santos, do clero diocesano. Ele se esforça muito para dar assistência às 29 comunidades da paróquia. Em Poté a maioria da população é católica, porém, nem todas as pessoas estão engajadas nos serviços das comunidades. Em algumas comunidades as crianças chegam a ficar fora da catequese por falta de catequistas.

O crescimento das seitas também é muito preocupante e sempre surgem os espertalhões que, aproveitando-se da situação de pobreza, trocam roupas, bolsas e sapatos pela participação na sua igreja afastando as pessoas das comunidades católicas.

A paróquia de Poté, dedicada ao Senhor Bom Jesus, é constituída por 20 comunidades rurais, 2 distritos e 7 comunidades urbanas. A missão Redentorista acontece pela primeira vez nesta cidade, pois desejoso de ver uma paróquia missionária, dinâmica, em comunhão e participação, o pároco solicitou as Santas Missões Redentoristas há mais ou menos dois anos. 

Engajamento nos atos das Missões

Missões Redentoristas em Poté (MG) entram na terceira fase em março.

Depois da Missão da Visitação e dos trabalhos da Pré-Missão, realizados em fevereiro, coordenados pela Irmã Stela Christofoletti, Ir. Lícia e pelo Padre Ivair, a paróquia foi dividida em 104 grupos missionários que chamamos de setores, com 241 animadores leigos despertados para a missão.

Entre os dias 25 e 28 de fevereiro os missionários da equipe de São João da Boa Vista visitaram todas as comunidades e no domingo, dia 01 de março, realizaram a formação para os coordenadores e auxiliares dos grupos missionários, capacitando-os para a segunda fase das Santas Missões, a Missão nas Famílias.

Neste dia tivemos a participação de 232 pessoas nas atividades formativas que tem um cunho espiritual e pastoral, além da prática no exercício da missão, encerrando-se com a Missa do Envio Missionário.

Os missionários redentoristas estão muito contentes e otimistas, pois o povo é muito animado e correspondeu bem ao convite da missão. A terceira fase acontece em março, a partir desta sexta-feira, 06.

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Coordenador da Equipe de Comunicação
das Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.