Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

As Santas Missões em Caapiranga (AM)

No dia 01 de maio, terminou a 3ª Fase das Santas Missões na paróquia São Sebastião, localizada em Caapiranga, pertencente a Diocese de Coari, no Amazonas. Todas as fases das Santas Missões duraram mais de um ano e nelas, todas as comunidades urbanas e rurais foram evangelizadas.

Missões Redentoristas em Caapiranga no Amazonas

A pedido do pároco, Pe. Edinaldo, as Santas Missões foram realizadas pelos Missionários Redentoristas da Vice-Província de Manaus coordenadas pelo experiente Pe. Edson Ulaniwicz. Das diversas etapas participou uma equipe formada por padres, irmãos, leigos e membros da Juventude Missionária Redentorista. Uma presença marcante e incansável foi a de Dom Gutemberg Freire Regis, bispo emérito da diocese de Coari, AM. 

Cidade e municipio

O município de Caapiranga (termo oriundo da língua tupi que significa "mata vermelha")está situado na sétima Sub-região do Rio Negro/Solimões. Sua população é de 12 mil habitantes, segundo dados do IBGE (2014), distribuídos numa área é de 9.617 Km2. A sede do município está situada às margens do lago de Caapiranga, na margem esquerda do Rio Solimões e dista 147 km da Capital Manaus ou 272,2 milhas por via fluvial.

O município limita-se com Manacapuru, Anamã, Codajás e Novo Airão. O Principal acidente geográfico é o Lago de Caapiranga de grande viscosidade, de onde a população ribeirinha tira o seu sustento. A floresta é densa e tropical.

Para se chegar à sede do município, partindo da capital, a locomoção e transporte se faz por via fluvial, de barco, numa viagem de aproximadamente 12 horas ou por via terrestre, viajando de ônibus ou taxi lotação, com duração da viagem de uma hora até a cidade de Manacapuru e de lá, por via fluvial, através de barcos denominados 'jatinhos' que chegam até a sede de Caapiranga com duas horas e meia de viagem, aproximadamente. 

Agora começa a verdadeira missão

No dia 1º de maio pela manhã foi realizada a bênção das embarcações e a visita à Comunidade Vila Nova. No período noturno foi realizada uma missa campal presidida pelo bispo diocesano, Dom Marcos Piatek, CSsR e participada por grande número de pessoas.

No final da celebração, como tradicionalmente acontece, houve a bênção do Santo Cruzeiro e despedida dos missionários redentoristas que, dentro de um ano, voltarão à paróquia visitando as comunidades e animando o povo na sua caminhada como Igreja, pois agora começa a verdadeira missão. 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
das Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.