Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Missão Redentorista chega a Taquarivaí, uma Igreja em construção

Território Missionário Imaculada Conceição: Uma Igreja em construção 

A Igreja católica passa por diferentes formas de organização, dependendo do lugar ou realidade onde está localizada. A forma de organização mais comum que existe são as paróquias. E a matemática é muito simples: Um grupo de comunidades eclesiais forma uma paróquia e um grupo de paróquias, por sua vez, forma uma diocese. Depois disso, nós temos as Províncias Eclesiásticas englobando cada uma das diversas dioceses.

Existem ainda outras formas de organização, próprias, sobretudo, das regiões onde a Igreja ainda está num processo mais primário de organização e implementação. Uma destas formas é a constituição de Territórios Missionários como o que existe em Taquarivaí, na região sudeste do estado de São Paulo. 

Formação dos evangelizadores missionários

História e Localização

O município de Taquarivaí está localizado no sudoeste do estado, a 270 km da capital. Foi criado em 31 de dezembro de 1991, completando em 2015 seus 24 anos de existência. A população da cidade é jovem e cresce rapidamente. Dados do IBGE de 2010 indicavam uma população de 5.151 habitantes. Passados quatros anos, o IBGE publicou o número de 5.548 habitantes no município. Sua localização é bastante privilegiada, pois Taquarivaí está bem próxima do corredor do Mercosul, perto da ligação do Estado de São Paulo com o sul do Brasil e com os países vizinhos do Cone Sul. A cidade é conhecida como a Capital das Terras Férteis”, por causa de seu solo rico e produtivo. De topografia plana, o município tem obtido destaque no agronegócio, com grandes fazendas produtoras de milho, soja, frutas e serrarias de beneficiamento de madeira. Taquarivaí em Tupi-guarani quer dizer “Rio onde se encontra taquaras”. A padroeira da cidade é Nossa Senhora Imaculada Conceição. 

Uma Igreja em construção

Foto de: arquivo.

Capela da Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Capela feita de madeira da
Comunidade Nossa Senhora Aparecida, 

Inserida na realidade local de Taquarivaí, a igreja está organizada como um Território Missionário (nome pelo qual é chamada uma Igreja Local que ainda não é paróquia), sendo verdadeiramente “Uma Igreja em construção” não só no sentido físico, porém, muito mais no verdadeiro sentido eclesial. É neste sentido que se encaixa a solicitação que o seu administrador, Pe. Zezinho, fez aos redentoristas pedindo a pregação das Santas Missões.

Em 2008 a estrutura de ferro da igreja matriz, localizada às margens da rodovia Francisco Alves Negrão, desabou. O que sobrou do prédio foi demolido para iniciar a construção de um novo prédio que servisse como igreja matriz. O terreno para a construção já está preparado no mesmo local da antiga igreja. Em fins de 2014 foi lançada a pedra fundamental. 

A reconstrução do templo expressa bem a reconstrução da vida comunitária paroquial, impulsionada pelas Santas Missões Redentoristas.

A estrutura de atendimento das comunidades que integram o Território Missionário está localizada em um terreno próprio, onde existe um galpão improvisado para servir como igreja. Nesse mesmo local funciona a secretaria, as salas de catequese, as barracas de festas e a sala da missão.

A cidade é pequena e a zona urbana conta com 1.124 casas, formando apenas uma comunidade católica, com 34 Grupos Missionários organizados na Primeira Fase das Santas Missões com a coordenação da Ir. Rita Maria, da Congregação das Missionárias de Cristo. A zona rural do município, por sua vez, é bem extensa, concentrando a maior parte da população, englobada em 10 comunidades católicas e um total de 26 Grupos Missionários.

Chuva de graças e de bênçãos

A perspectiva da missão é muito boa. O povo está radiante com as atividades das missões. A irmã missionária e Pe. Luiz Cruz, missionário coordenador, foram muito bem acolhidos, O Pe. José Sebastião Gomes (Pe. Zezinho), atual administrador do Território Missionário pediu a missão com a intenção de dividir o Território Missionário em núcleos (setores), divisão que já está sendo aplicada no Projeto Missionário de Itapeva, a Diocese local.

Entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro realizou-se a Pré-Missão com a visitação de todas as comunidades rurais e urbanas e com a realização de um grande encontro de formação para todos os evangelizadores missionários leigos. As Santas Missões Redentoristas estão sendo uma chuva de graças e de bênçãos para todo o povo de Taquarivaí.

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.