Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Missões Redentoristas atingem moradores de Sandovalina e Estrela do Norte em SP

Somos Chamados a aproveitar a Graça de Deus que Passa!

Sandovalina

matriz_santo_antonio_sandovalinaSegundo a Wikipédia a cidade de Sandovalina, localizada no interior do estado de São Paulo, na região conhecida como Alta Sorocabana tem uma população estimada em 3.441 habitantes (dados 2014), numa área de 456,47 km².

Sandovalina teve início como povoado por volta do ano de 1950, com a fundação de uma vila pelo fazendeiro Antônio Sandoval Neto, proprietário de uma vasta área de terras na região. Com o preparo da terra para o café, algodão e outras culturas, muitas famílias da região vieram para trabalhar na lavoura.

Com o passar do tempo também se desenvolveu o cultivo da erva-mate. Conforme a agricultura crescia, o povoado também crescia, e o comércio acompanhava o ritmo, Prevendo o futuro, Antônio Sandoval Neto, loteou uma área para a construção da futura cidade. Sandovalina se tornou município em 31 de dezembro de 1958, instalando-se oficialmente em 1 de janeiro de 1960. 

Estrela do Norte

capela_sao_sebastiao_estrela_do_norteEstrela do Norte localiza-se não muito longe de Sandovalina. Tem uma população estimada em 2.454 habitantes (2007), numa área de 263,3 km².

O município criado por japoneses, no início teve seu nome como 'Patrimônio do Dragão'. Anos depois, um morador da cidade que tinha uma fazenda em Minas Gerais mudou o nome para Estrela do Norte.

Estrela do Norte passou por situações financeiras difíceis por ter uma baixa arrecadação. Nos últimos anos houve um maior crescimento, com várias obras de infraestrutura. Ao seu redor, encontram-se localizadas usinas de cana de açúcar, das quais se traz a maior renda de parte dos seus moradores.

Missões voltam a acontecer

A última Missão Redentorista em Sandovalina e Estrela do Norte havia acontecido em 1968, junto com Pirapozinho. Naquele tempo o padre Hilário Pierik cuidava de uma imensa região no extremo oeste da região conhecida como Alta Sorocabana e periodicamente solicitava o trabalho evangelizador dos redentoristas como forma de bem evangelizar o seu povo.

Missão nas famílias. Entre os dias 18 e 21 de fevereiro aconteceu a Pré-Missão nas duas cidades, com a visita dos missionários a todas as comunidades da paróquia e realização do Dia de Formação para as lideranças dos Setores Missionários.

Deede então a Palavra de Deus refletida nas famílias das comunidades vem fermentando um novo modo de ser Igreja fundado numa vida de comunhão e participação em que cada evangelizado se torna um novo evangelizador.

Presença missionária. O Irmão Antônio Monteiro tem mantido uma presença nos Setores Missionários das duas cidades e, juntamente com a Irmã Tereza Mendonça tem animado o povo para que todos vivam intensamente este tempo de missão. E o Pe. Jorge Fortunato, pároco desta paróquia busca imprimir um novo ritmo de caminhada nas comunidades, fundado no protagonismo dos leigos na evangelização.

Tempo forte de evangelização. De 7 a 24 de abril, os Missionários Redentoristas voltarão às comunidades rurais e urbanas para celebrar com o povo o Tempo forte de Evangelização, em que a graça de Deus será vivida abundantemente em toda a paróquia. 

raiox_missoes

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
das Missões Redentoristas

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.