Por Fr. Luís Damasceno, C.Ss.R Em Notícias

Missões Redentoristas celebram 10 anos do Santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida em Manaus (AM)

Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Manaus (AM)Neste ano de 2017, o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, situado na cidade de Manaus (AM), está comemorando o seu Jubileu de Estanho (10 anos) da elevação à condição de santuário, acontecida por determinação do então Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira. Como parte das comemorações em vista dessa importante data estão acontecendo as Santas missões Populares Redentorista no território da Paróquia/ Santuário.

O Santuário está situado no bairro Nossa Senhora Aparecida – Manaus (AM), que só recebeu esse nome com a chegada dos Missionários Redentoristas vindos dos Estados Unidos, no ano de 1943, com o objetivo de ali instalarem uma nova paróquia e contribuírem o processo de evangelização na Amazônia.

Em 1944, com a presença do Bispo Dom João da Mata Andrade e Amaral, foi oficialmente fundada a nova paróquia que recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

:: Conheça Vice-província Redentorista de Manaus

No dia 12 de outubro de 2007 a paróquia de Aparecida foi elevada à categoria de Santuário Arquidiocesano, pelo Arcebispo Dom Luiz Soares Vieira, hoje bispo emérito.

Como parte do Jubileu, a Vice-Província está realizando a terceira fase das Santas Missões Populares que foi iniciada no dia 30 de junho. O encerramento acontece no próximo domingo, dia 09 de julho.

As Santas Missões acontecem em quatro núcleos: Santuário Aparecida, Sagrada Família, Capela N. Sra. do Perpétuo Socorro e Arena dos pneus. Cada núcleo tem a sua equipe missionária composta por um missionário redentorista padre e por três ou quatro missionários fratres e irmãos.

Dois grandes desafios foram encontrados nessa missão: o primeiro, pelo fato do bairro estar localizado bem no centro da cidade, com grandes centros comerciais e poucas residências familiares. As poucas residências ficam a maior parte em locais de difícil acesso, nos chamados “becos”, ou em áreas classificadas como zona vermelha. O segundo desafio: o bairro tem a maioria de sua população constituída de pessoas idosas; grande parte dos moradores é da terceira idade. Mas, esse segundo desafio nós o transformamos em vantagens, aproveitando para fazer visita aos idosos e enfermos levando a eles a Sagrada Comunhão e a unção dos enfermos.

 Missões Redentoristas em Manaus (AM)

Os missionários escutaram relatos de pessoas que doaram suas vidas pelo trabalho missionário nesta paróquia, hoje Santuário, e que não se sentem mais em condições de chegar até a Igreja, mas que a alegria de poder receber-nos em suas casas nestas Santas Missões era imensa.

Outra realidade muito bonita encontrada foi o empenho das senhoras e senhores, que mesmo com as dificuldades de saúde, se empenharam para contribuir e participar deste momento de renovação da fé e do espírito missionário, seja doando alimentação para os missionários, seja nas visitas e até na caminhada penitencial que se realiza às 5h30min, horário em que o bairro já tem trânsito intenso por ser um centro comercial. Durante o período de preparação das Santas Missões foi realizado um cadastro sócio religioso e formados grupos de famílias para as visitas nas casas e oração em comunidade.

Apesar de todos os desafios e dificuldades, as Santas Missões estão sendo um sucesso. Este é um momento de graça e de comunhão com a comunidade, oferecendo a oportunidade de um reencontro da fé dos cristãos que se encontravam às margens da comunidade, dando-lhes ainda o impulso missionário que os apóstolos receberam no dia de Pentecostes.

As Santas Missões são um meio eficaz de evangelização na vida dos cristãos. Este é um tempo de Kairós, momento forte da presença atuante de Deus.

Fr. Luís Damasceno, C.Ss.R
Vice-Província de Manaus (AM)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fr. Luís Damasceno, C.Ss.R, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.