Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Monte Belo vive um “Tempo da Graça de Deus”, fecundando lares e corações

Desde o dia 31 de julho a paróquia Imaculada Conceição de Monte Belo, em Minas Gerais, vive os preparativos para as Santas Missões Redentoristas. No próximo dia 10 de setembro, será realizada a terceira etapa missionária com a presença dos Missionários Redentoristas. Padre Inácio Medeiros, da Equipe de Comunicação traz informações sobre a história dessa bela cidade, que recebe pela segunda vez a missão redentorista.  

Assim é Monte Belo

Antigamente conhecido por Manguaras e posteriormente como Arraial dos Lopes, o município de Monte Belo possui hoje uma população estimada em 13.061 habitantes, segundo dados do IBGE (2010). Além dos muitos bairros rurais, possui também dois distritos, o de Juréia e o de Santa Cruz Aparecida. Dos bairros rurais, o mais populoso é conhecido por Posses da Serra, 

A economia do município é voltada para a produção agrícola de café, gado e leite, mas principalmente para a produção do álcool e açúcar da Usina Monte Alegre. Por isso mesmo, na época da entressafra os habitantes sofrem com o desemprego, devido ao fato da população ainda não ter encontrado uma fonte de renda fixa, pois o comércio do município é bem modesto, não dispondo a população de muitos recursos.

Foto de: reprodução. 

Monte Belo antigamente

Foto antiga da pacata cidade mineira de Monte Belo.

Mais uma vez as Missões

A Paróquia de Monte Belo, dedicada a Imaculada Conceição foi fundada no ano de 1882, e pertence à Diocese de Guaxupé, cujo bispo é Dom José Lanza Neto. Outra paróquia, dedicada a Santo Antônio localiza-se no Distrito de Jureia. O Pároco, Pe. Arnaldo Lourenço Barbosa, solicitou as Santas Missões para com elas “reorganizar as comunidades, buscando uma maior motivação missionária”.

As últimas missões redentoristas aconteceram na paróquia em 1989, com a coordenação do Pe. Luis Marques. Naquele tempo, o pároco era o Pe. Ulysses Roberto Lio Trópia e a irmã Teresa Mendonça coordenou os trabalhos de organização das paróquias para a missão. Ao todo foram missionadas 22 comunidades rurais e 03 urbanas, para uma população de 3.176 famílias católicas, num contingente de 13 mil habitantes. A equipe foi composta por 12 missionários redentoristas.

O Pe. Ferdinando Mancílio que integrou a equipe de 1989 nos diz: “Lembro-me da alegria do povo “correndo” para  a Comunidade, e se unindo com força na Missão. Era coisa de encher a alma, e ninguém media esforço para estar presente. As crianças, os jovens, os casais e famílias se voltaram intensamente para esse momento de júbilo, de graça, de bênção e de paz”. Ele também nos contou que as distâncias eram grandes, mas nem por isso o povo deixou de participar. Disse ele: “Lembro-me das distâncias grandes, lá na roça, que o povo percorria para estar presente. Isso é de Deus. É de quem sabe o valor da fé e da Missão em sua Comunidade.  Pe. Ferdinando arrematou com um pedido e um desejo: “Quero que essa experiência de Deus, seja novamente intensificada nas Missões de agora”.

Hoje, com a coordenação do Pe. Luiz Carlos Treider, as Missões Redentoristas voltam a acontecer.

Desde o final do mês de junho a Irmã Maria Stella Christofoletti, AC coordena a Missão da Visitação que tem por objetivo organizar a paróquia numa “Rede Comunidades”. Cada comunidade, por sua vez, é organizada em Setores Missionários, tendo à frente uma equipe de animação formada por um coordenador e alguns auxiliares.

Foto de: arquivo. 

Monumento ao Sagrado Coração

Monumento ao Sagrado Coração é o portal da cidade.

 

Mas é preciso que os frutos se partam

Entre os dias 31 de julho e 03 de agosto as comunidades foram visitadas pela equipe missionária redentorista. No dia 03 aconteceu um momento especial de formação dos evangelizadores, com a sua capacitação para a missão, começando então o tempo da Missão nas Famílias.

É uma experiência muito bonita ver os grupos se reunindo ao redor de uma capelinha ou andor com a imagem de Nossa Senhora para rezar, refletir a Palavra de Deus e buscar uma intensificação da fé na vida da comunidade.

 

Foto de: arquivo.

Oração em Famíliano  Setor Missionário reunido

Setor missionário reunido. 

Organização Paroquial

O município de Monte Belo, como tantos outros do interior, perdeu população ao longo dos tempos, especialmente após a desativação da ferrovia e hoje as suas paróquias são formadas por 17 comunidades rurais e 06 urbanas. Foram organizados 116 Setores Missionários e a paróquia dispõe de um grupo de aproximadamente 320 coordenadores e Auxiliares dispostos e animados. Sua missão é a de levar, casa por casa, família por família, o encorajamento, a esperança e a busca por um mundo mais fraterno e mais feliz.

Todos aguardam, com ansiedade, a chegada da equipe dos Missionários Redentoristas para o tempo da Missão nas Comunidades que acontecerá entre os dias 11 e 28 de setembro.

 

Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.