Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 27 MAR 2019 - 10H56

Novembrada discutiu desafios da ação pastoral da Igreja e das missões na modernidade

Como já é tradição, a Equipe Missionária da Província São Paulo - 2300 no mês de novembro de cada ano se reúne na Casa da Pedrinha, em Guaratinguetá (SP), num pedacinho de paraíso aos pés da Serra da Mantiqueira para seu retiro e estudos anuais. Como muitos lugarejos do interior, o bairro, de gente simples e ordeira também cresceu ao redor de uma capela. 

 

O encontro teve início numa quinta-feira, dia 13/11, com a celebração da eucaristia, às 8h00, coordenada pela equipe de Araraquara e teve o seu encerramento em outra quinta-feira, dia 28/11, com o almoço festivo do meio dia. 

O objetivo desta Novembrada é retomar as atividades realizadas ao longo deste ano, revisando nossa Ação Missionária, planejando os trabalhos missionários de 2014, estudando também alguns temas importantes que surgem, sobretudo em vista dos desafios atuais da missão que a sociedade pós-moderna, líquida e flutuante nos apresenta. Fazemos isso com mais calma, pois as vezes o calendário apertado não permite essa ação durante o ano. 

A programação da Novembrada de 2013 

Na primeira parte, entre os dias 13 a 15 tivemos o estudo de temas, cada um deles preparado por uma das equipes missionárias. Com um plenário atento e participativo estudamos a missão aos jovens, crianças e adolescentes e também a missão urbana, com realce para a missão nos condomínios, grandes desafios da Ação Pastoral da Igreja e das missões na modernidade. 

Entre os dias 18 e 21 tivemos nosso retiro espiritual com a ajuda do Pe. Domingos Sávio, reitor do Santuário Nacional. Ele nos ajudou a retomar o sentido maior de nossa consagração, pois é ela que fundamenta o nosso “Ser Missionário”. Como o retiro é uma atividade provincial, tivemos a participação de diversos outros confrades de outras comunidades e frentes pastorais. 

No sábado, dia 23/11, celebramos no Santuário Nacional a XXIII Romaria dos Coordenadores e Auxiliares das Santas Missões Populares Redentoristas com o Lema: 'No Setor Missionário, chamados a evangelizar – Eis-me aqui'.

E no dia 25 retomamos os estudos com o tema central deste ano focado na História das Missões, com assessoria do Pe. Inácio Medeiros . Ele recuperou conquistas, fatos e marcas dos quase 120 anos de missão redentorista no Brasil. Depois disso o tempo foi ocupado com a análise de assuntos práticos relacionados, sobretudo, às missões de 2014, completando o nosso planejamento, revisando também a caminhada do ano que está por encerrar. 

E não podemos deixar de registrar a presença do Pe. Luís Rodrigues, nosso superior provincial que trouxe a todos uma palavra de ânimo e de perseverança na lide missionária, pois os próximos anos “prometem”.

Queremos aproveitar e já desejar antecipadamente a todos os nossos confrades, amigos e leigos associados um feliz e santo natal, com muitas bênçãos no ano novo que se aproxima. 


 

Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.