Por Pe. Luiz Carlos da Cruz, C.Ss.R. Em Notícias

Paróquia São José em Guapiara (SP) viveu intensamente a graça das Santas Missões

Cidade: Guapiara-SP
Paróquia: São José
Pároco: Pe. Pedro Martins Vieira
Vigário Paroquial: Pe. Luiz Antônio Júnior
Diocese: Itapeva
Bispo: Dom José Moreira de Melo
Coordenadores: Pe. Luiz Carlos da Cruz, CSsR e
Pe. Hélio de Carvalho Naves, CSsR.
Missionárias: Ir. Maria Stella Christoletti, I.A.C
Ir. Maria Jucilene Aleixo, M.A.D 

Uma equipe formada por 14 Missionários Redentoristas pregou as Santas Missões na Paróquia São José, formada por 39 comunidades rurais e sete comunidade urbanas. E com as missões surgiu uma nova comunidade urbana localizada no bairro Padre Dragone.

A cidade tem uma população aproximada de 21 mil habitantes, e a economia do município gira ao redor da plantação de hortaliças, legumes e cereais com pequenos proprietários, além das pequenas indústrias. 

Missões em Guaíara - Abertura da Terceira Fase
Equipe Missionária na abertura da Terceira Fase. 

Mutirão de evangelização

A Missão Redentorista foi realizada nas 46 comunidades da paróquia. Depois das fases iniciais, com os 19 dias de forte evangelização da Terceira Fase, no dia 24 de abril, às 16h aconteceu a missa de encerramento, com a abertura da quarta fase, onde se buscará a perseverança nos caminhos da missão. A celebração final aconteceu defronte da igreja matriz São José, por causa do grande número de fiéis presentes.

Foto de: arquivo das missões. 

Missões em Guapiara - Visita creche com Irmão Marcos

Irmão Marcos visita creche. 

Foi um intenso processo de ação missionária e, ao longo de todas as fases em toda a paróquia foram realizados cento e sete (107) dias de evangelização.

Tudo começou com a apresentação da irmã missionária no dia 10 de janeiro. Depois veio o tempo de organização das comunidades e setores missionários, e a convocação, formação espiritual e prática de suas lideranças. Só na Terceira Fase foram 19 dias de evangelização com a presença de 14 Missionários Redentoristas, e de mais um missionário nos últimos 10 dias de missão.

Com esta ação missionária foram despertados 213 líderes que coordenaram os 138 setores missionários. Da população total do município, de alguma forma, as 14.473 pessoas em toda a paróquia tiveram contato com algum evento ou pregação das missões. Aqui vale ressaltar que muitos católicos não estavam frequentando assiduamente a Igreja, e muitos retornaram à vida da comunidade. 

Devoção e piedade popular

A Missão foi um tempo forte de evangelização e de bênçãos de Deus. Se por um lado não houve a participação maciça do povo, devido até mesmo à forte presença de igreja evangélicas na cidade que acabam influenciando a fé de muita gente, por outro lado, uma das características mais forte do povo é a sua devoção e piedade. Expressão disso são as muitas procissões que foram realizadas. Na paróquia a imagem de Nossa Senhora Aparecida é fortemente venerada.

Em todas as atividades missionárias houve boa participação do povo, com o colorido especial das missãozinhas e os encontros de jovens. Isso proporcionou aos missionários um contato com todas as faixas etárias de pessoas da comunidade local. Foram visitadas todas as escolas, inclusive as da zona rural. Dois missionários levaram a mensagem missionária a quase dois mil alunos nas 29 escolas da cidade e da zona rural nos períodos de aula.

No encerramento da Terceira Fase da missão padre Pedro Martins, atual pároco, agradeceu aos Missionários Redentoristas pelo trabalho de evangelização promovido em sua paróquia. A Terceira Fase da missão está assim concluída, mas os missionários esperam que a semente da Palavra de Deus semeada com tanto carinho por todos comece logo a germinar e dar os frutos esperados.

Pe. Luiz Carlos da Cruz, C.Ss.R.
Pelos Missionários Redentoristas

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Luiz Carlos da Cruz, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.