Por Pe. Ivair Luiz da Silva, C.Ss.R. Em Notícias

Razões para sermos missionários

 “Cada coração com Cristo é um missionário. Cada coração sem Cristo é um campo missionário”. 

O batismo faz de cada cristão um missionário, consequentemente cada cristão deveria saber qual é a sua missão no mundo!

Batismo e Missão
O batismo nos impele à missão.

Missão e missões

Vejamos algumas razões porque devemos ser missionários. A primeira razão é a certeza de que estamos fazendo a vontade de Deus: “… pois sobre mim pesa essa obrigação…”. Essa afirmação de São Paulo mostra a sua consciência de que não se pregava por orgulho próprio, mas por obrigação divina. Ele não tinha outra escolha, porque Deus, de modo soberano, o havia separado para a obra.

 

"Ninguém entra na obra missionária sem ser chamado, e ninguém consegue sair da obra missionária quando se é chamado". 

Ninguém entra na obra missionária sem ser chamado, e ninguém consegue sair da obra missionária quando se é chamado. A missão, no seu sentido mais geral não é uma obra pra quem quer ou para quem gosta, mas pra quem é chamado. Nesse sentido, o apóstolo sabia que não podia se orgulhar da pregação: ele havia sido chamado para isso, não tinha escolha.

Não basta estar envolvido com a missão, tem que estar comprometido. A segunda razão é que o evangelho é a única solução para o pecador: “… porque ai de mim se não pregar o evangelho!”. “Ai”: O castigo mais severo está reservado para os pregadores infiéis.

Sem o evangelho, tudo é inútil e vão. Não há salvação fora de Cristo, pois Jesus é o próprio evangelho. Ele é o único caminho para Deus: “Eu sou o Caminho”. A terceira razão é o fato da atividade missionária glorificar a Deus: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar…”. Paulo diz que sua glória não era pessoal. Ele não estava orgulhoso como se fosse seu o evangelho, não se orgulhava da maneira como o pregava, como se fosse habilidade sua e, muito menos, pregava para sua própria glória. Sabia, sim, que não podia se orgulhar da pregação: ele havia sido chamado para isso, não tinha escolha. 

Impelidos à missão

Por trás de toda pregação sincera e autêntica, há um chamado de Deus, que produz uma irresistível motivação divina no coração do homem: a glória de Deus. Pregar a Palavra não dá lucro, fazer missão não enriquece, não dá fama; só dá prazer, mas só dá prazer pra quem ama os filhos e filhas de Deus. Tristemente, chegamos numa época em que precisamos reevangelizar muitas igrejas em nosso país. Antes, batizávamos os convertidos, agora tentamos converter os batizados.

Aos poucos vamos percebendo que um dos grandes campos missionários do nosso país são os bancos das igrejas, aos domingos. Aquele que não ama a vocação missionária é possível que nunca tenha encontrado Cristo. Cada coração com Cristo é um missionário! Precisamos renovar o nosso compromisso de rezar pelas missões (Mt 9.38).

Missionário Redentorista pregando o Evangelho
Anunciar e construir a vida comunitária.

Renove o seu compromisso de evangelizar os perdidos (Mt 10). Há muitos tipos de Missão na Igreja, segundo os carismas dados pelo Espírito Santo.

Nós, os Missionários Redentoristas pregamos as Santas Missões desde 1897. Desta forma participamos da missão de Cristo Jesus, de anunciar o Reino de Deus, revelando a face do Pai, que Jesus nos veio mostrar!

Temos, pelo nosso carisma, a missão de falar em nome do Senhor e, em nome de Cristo, levar a luz nas trevas, a paz nas tensões e angústias, a esperança no desespero, a vida nova nas situações de morte, renovar a vida de nossas comunidades.

Somos todos um povo de profetas, e se nos calarmos, se nos omitirmos, seremos culpados de escondermos e sufocarmos a Palavra do Senhor de que o mundo tanto necessita! Por isso somos conhecidos como “missionários da Copiosa redenção”.

Pe. Ivair Luiz da Silva, C.Ss.R.
Equipe Missionária de São João da Boa Vista (SP) 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Ivair Luiz da Silva, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.