Entre os dias 1 e 21 de junho, a Província de São Paulo, realizou em Aparecida (SP), o Segundo Noviciado Missionário, um treinamento prático para os missionários que integram o grupo das Santas Missões.
Hoje a Província de São Paulo possui três equipes missionárias com sede em Araraquara, Tietê e São João da Boa Vista, interior do estado, englobando 25 missionários, além de outras seis irmãs religiosas de diversas congregações que também trabalham conosco.
Na explicação de padre Ferdinando, um dos coordenadores do curso, os novos missionários, formados e acompanhados para a Ação Missionária através deste Segundo Noviciado, podem "entender melhor a história missionária da Província que já tem mais de mais de cem anos, sem contar a tradição das missões de Santo Afonso, dentro do espírito fundante da congregação".
Ao longo do curso se olhou mais de perto o que é feito hoje nas Santas Missões, fundamentando melhor o trabalho missionário já realizado. Deste modo, "fazendo agora esta parada, se pode encaminhar atitudes novas, diante dos muitos desafios que a sociedade atual apresenta”, detalha padre Ferdinando.
A organização do curso levou os participantes a realizar uma nova iniciação ao método missionário. Isso foi feito até por aqueles que já são mais experimentados no método de pregação das Santas Missões.
Para a realização do Segundo Noviciado foi criada uma Comissão de Coordenação. Seus membros, chamados de "mestres" cuidaram de modo eficiente da programação e da estruturação dos dias do curso com horário e tempo para cada exposição de tema abrangendo todas as estruturas das missões, até se completar o todo.
Por isso, no processo de capacitação e formação também foram introduzidos a realização de exercícios práticos de comunicação no Rádio, na TV, na internet, além de noções teóricas de oratória e retórica
No mês de setembro os missionários irão se reunir mais uma vez para um Curso de Capacitação, com o desenvolvimento de temas mais densos nas áreas do saber teológico, com temas mais acadêmicos.
“O que eu acho formidável é que, apesar de nosso grupo ser um grupo grande, mesmo assim teve a coragem de parar, programar-se e se projetar para o futuro. Isso mostra que é um grupo que quer algo a mais" arremata Pe. Ferdinando.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.