Como parte dos preparativos para o início da celebração dos 100 anos de presença dos Missionários Redentoristas na Venezuela (1925 – 2025), a Congregação no referido país ofereceu a vestimenta processional da devoção mariana com o maior número de fiéis na Venezuela: da Divina Pastora. Leia MaisConheça a União Nacional dos Ex-Seminaristas RedentoristasConheça a Paróquia Redentorista nos Estados Unidos voltada aos imigrantesEucaristia é tema de novo episódio do videocast Vozes da Missão
Em todos os anos, no dia 14 de janeiro, é realizada uma peregrinação massiva saindo de Santa Rosa até a cidade de Barquisimeto, no interior centro-oeste do país. Uma multidão de fiéis acompanha a procissão até o local de destino, entoando cantos e louvores.
O vestido que a imagem sempre usa em sua procissão é novo a cada ano, porque é confeccionado sob as orientações de algum tema especial para a Igreja. A designada, para 2025, foi presenteada com o título de “vestido da Redenção” e tem na sua parte mais atraente um desenho do escudo da Congregação do Santíssimo Redentor, sob uma cor dourada, que lembra o fundo do ícone da Mãe do Perpétuo Socorro, padroeira da Congregação.

A Paróquia São José de Barquisimeto é representada no manto da Divina Pastora, rodeada de lírios. Esta foi a primeira comunidade onde se estabeleceram os padres: Andrés Álvarez Palacios e Esteban Arce, junto com o irmão Rafael Nebot. Eles foram os primeiros Missionários Redentoristas a chegar no país, em 14 de março de 1925. Por lá assumiram a comunidade, que se encontrava em construção.
Na parte inferior do vestido é possível notar um mosaico significativo para os Redentoristas, no qual estão representados: Maria, sob a invocação da Mãe do Perpétuo Socorro, Santo Afonso Maria de Ligório, São Clemente Maria Hofbauer, São Geraldo Majella e São João Neumann. Outra particularidade é a cor vermelha carmesim do traje do Menino Jesus, que segura a imagem da Divina Pastora — esta representa a vestimenta habitual com que se ilustra Jesus Santíssimo Redentor.
Pe. Aly Villegas, C.Ss.R., consultor ordinário da Província Andino-Caribenha e Superior da Comunidade São José, falou sobre o vestido confeccionado neste ano:
“Foi uma experiência gratificante. O calor e o carinho com que foi confeccionado este vestido, que será usado pela Divina Pastora em sua grande procissão, e que sem dúvida expressa a oração e a beleza de Maria, além dos sinais da Congregação. Acompanhem-nos neste ano especial para nós”.
Para celebrar estes 100 anos de presença missionária na Venezuela diversas atividades foram organizadas, entre as quais se destacam: missões populares, encontros vocacionais e juvenis, atividades paroquiais e eventos comemorativos. Esta oferta da Congregação à Divina Pastora representa o início das festividades do centenário dos Redentoristas no país.
Redentoristas da Venezuela
Fonte: Scala News
Rádio Redentorista em Varsóvia completa 34 anos
Rádio Maryja celebra 34 anos em Toruń com Missa solene presidida pelo Cardeal Müller, reunindo milhares de ouvintes e líderes locais. Clique e confira!
Presidente da Uneser compartilha mensagem de Natal
Jonival Côrtes compartilha uma mensagem sobre o verdadeiro espírito do Natal: nascimento, amor, fraternidade e a importância da união. Clique e confira!
São Carlos de Foucauld e o Santuário do Perpétuo Socorro
Conheça a profunda devoção de São Carlos de Foucauld a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desde sua consagração em 1896 até a inspiração de sua obra
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.