Notícias

Maria nos ensina ser uma Igreja que escuta e dialoga no 5º dia da Novena

Pregador do dia, Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R, lembrou que “um bom aprendiz é um bom ouvinte”

Escrito por Mário Pereira

07 OUT 2022 - 16H08 (Atualizada em 10 OUT 2022 - 09H01)

Ana Laura Marcondes

O Santuário Nacional de Aparecida recebe desde o dia 3 de outubro, a Novena em preparação para a Festa da Padroeira, que acontece no próximo dia 12. Nesta sexta-feira (06/10) foi celebrado o 5º dia da Novena da tarde, com o tema: “Com Maria, construir uma Igreja de escuta, encontro e discernimento!”.

A celebração teve como pregador o Pe. Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R., diretor do Portal A12, com os oficiantes: Ir. Antônio Monteiro de Melo, C.Ss.R., Pe. Jadir Teixeira da Silva, C.Ss.R., e Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R. A animação foi do Pe. Henrique Maciel, C.Ss.R.

Em sua reflexão, o celebrante destacou uma das palavras presentes no tema do 5º dia da Novena:

“Que maravilha fazermos essa caminhada de fé com Nossa Senhora. E hoje meditamos três palavras, sendo a primeira delas muito cara para nós, cristãos, que é a escuta. Como nós, como Brasil, precisamos escutar mais. Então estamos no lugar certo, para aprender com esta Senhora, para aprender a escutar mais”.

Com base no Evangelho (Jo 3,1-8) e o encontro entre Nicodemos e Jesus, Pe. Jonas ressaltou:

“É preciso superar uma mentalidade racional, porque ser filho de Deus não passa pela lógica fisiológica, mas passa pela lógica e pela graça de Deus. É dom de Deus sermos filhos e filhas Dele. É preciso romper uma lógica racional da fé. Não basta ver, é preciso entrar no mistério de Deus, que se revela para cada um de nós e está disponível para todos, a partir de nosso batismo”.

Ana Laura Marcondes
Ana Laura Marcondes
Devotos cantam e participam do 5º dia da Novena em preparação para a Festa da Padroeira


De volta ao tema do dia, o Missionário Redentorista reforçou como podemos ser uma Igreja de escuta, encontro e discernimento:

Um bom aprendiz é um bom ouvinte. Quando nós não escutamos Deus, nós customizamos Deus e fazemos Deus uma manobra social, uma manobra dos nossos interesses sociais e vamos moldando Deus ao nosso bel prazer. O encontro que transforma a nossa vida, nos torna pessoas novas, pessoas nascidas segundo o espírito (...) Quem escuta bem, quem faz o encontro com Jesus e se permite se encontrar com Ele, tem boas escolhas”.

O padre e diretor do Portal A12 citou o Papa Francisco, para lembrar que, no tempo em que vivemos, escutamos muito bem os meios de comunicação, como rádio, televisão, mídias digitais, mas pouco escutamos o nosso coração e os nossos irmãos e irmãs.

Por fim, Pe. Jonas citou a Mãe Aparecida, como exemplo para um bom discernimento:

“Maria foi a mulher da escuta, do encontro e do discernimento, porque ela fez boas escolhas. Que possamos escutar com ela, com os ouvidos do coração, a caminho do encontro e, assim, sermos pessoas do encontro e do bom discernimento”.

A Novena em preparação para a Festa da Padroeira segue até o dia 11 de outubro, com as celebrações da Novena da tarde, às 15h, e da Novena solene, às 19h, com o tema geral: “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. A Festa da Padroeira será celebrada no dia 12 de outubro, com programação que se estende desde a Vigília Mariana até o a Missa de Encerramento.

Assista à íntegra do 5º dia da Novena da tarde:

Live A12

Antes da Novena solene, o destaque fica para a Live A12, que será realizada até a próxima terça-feira (11/10), sempre às 18h30, no Facebook do Portal A12 e YouTube do Santuário Nacional.

A equipe do A12 traz convidados especiais para falar sobre o tema diário da Novena, além de entradas interativas ao vivo, direto da Casa da Mãe Aparecida, em entrevistas com os devotos e peregrinos.

.:: Confira a Página Oficial da Novena e Festa da Padroeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...