Notícias

70 meditações para cultivar a espiritualidade no cotidiano

Escrito por Elisangela Cavalheiro

25 FEV 2022 - 09H00 (Atualizada em 26 FEV 2022 - 09H48)

Shutterstock.

Na correria do mundo pós-moderno, em meio a tantos compromissos e estresses, como rezar, dialogar com Deus, meditar e contemplar? É possível?

A resposta é: Sim!

Padre Rogério Gomes, Missionário Redentorista, que atualmente reside em Roma, indica um método de oração bastante eficaz para quem deseja construir um itinerário espiritual e alcançar uma espiritualidade profunda: rezar o cotidiano.

Para isso, ele indica um caminho com 70 meditações para encontrar Deus no dia-a-dia, com seus diversos acontecimentos. "Tudo pode ser transformado em prece, até as adversidades", afirma o religioso.

As meditações estão em uma publicação da Editora Santuário: "Orar e meditar com a vida: A mística contemplativa do cotidiano".

O cultivo da espiritualidade ainda não faz parte do cotidiano de muitas pessoas, e isso resulta em uma vida incompleta, já que "a oração, a meditação e a contemplação fazem parte do espírito humano e tem implicações na vida", pondera o autor. No exercício cotidiano, diante da Palavra de Deus, encontramos suporte interior e nos qualificamos para uma determinante atuação na vida social.

"Se conseguíssemos construir para nós mesmos um itinerário espiritual, certamente não teríamos tantos problemas no mundo e alcançaríamos uma espiritualidade profunda, que nos ajudaria a refletir sobre a prática da justiça, do amor, da misericórdia e da solidariedade. Nosso mundo anda carente disso! O ser humano que não reflete sobre essas realidades distancia-se de seu próprio ser como criatura capaz de semear o amor. Ele se torna mesquinho, preconceituoso, não acolhe o diferente e julgador", alerta padre Rogério.

Padre Joãozinho, SCJ, comunicador e teólogo, apresenta a obra dizendo que existem publicações que nos conquistam pelo saber e outras que vão além e nos enchem de sabedoria, o que ele chama de "saber com sabor".

"Ao iniciar a leitura de 'Orar e meditar com a vida', do redentorista Pe. Rogério Gomes, senti que a química por trás das palavras escondia sangue, suor e lágrimas. É um livro que brota do cotidiano e fala das coisas mais simples, com beleza e profundidade. Impossível ler e não rezar... impossível ler e não pensar... impossível ler e não sonhar, mas de olhos bem abertos e com os pés no chão", enfatiza o padre. 

Quando a nossa vida se tornar oração e conseguirmos meditá-la, será possível atingir a "mística contemplativa do cotidiano". O que padre Rogério Gomes afirma ser a maneira mais fácil e mais exigente de orar porque "depende apenas de nós mesmos, porque Deus já se encontra de braços, coração e ouvidos abertos a nos escutar".

:: Para adquirir o livro acesse a loja da Editora Santuário 

Shutterstock.
Shutterstock.


Sobre o autor 

Padre Rogério Gomes também escreveu "Em busca de um caminho interior", outro livro de espiritualidade lançado em 2017, que complementa a nova publicação. Atualmente, o religioso é conselheiro do Governo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor. Ele é doutor em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana

:: Padre Rogério Gomes lança livro sobre espiritualidade e autoconhecimento

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...