Na correria do mundo pós-moderno, em meio a tantos compromissos e estresses, como rezar, dialogar com Deus, meditar e contemplar? É possível?
A resposta é: Sim!
Padre Rogério Gomes, Missionário Redentorista, que atualmente reside em Roma, indica um método de oração bastante eficaz para quem deseja construir um itinerário espiritual e alcançar uma espiritualidade profunda: rezar o cotidiano.
Para isso, ele indica um caminho com 70 meditações para encontrar Deus no dia-a-dia, com seus diversos acontecimentos. "Tudo pode ser transformado em prece, até as adversidades", afirma o religioso.
As meditações estão em uma publicação da Editora Santuário: "Orar e meditar com a vida: A mística contemplativa do cotidiano".
O cultivo da espiritualidade ainda não faz parte do cotidiano de muitas pessoas, e isso resulta em uma vida incompleta, já que "a oração, a meditação e a contemplação fazem parte do espírito humano e tem implicações na vida", pondera o autor. No exercício cotidiano, diante da Palavra de Deus, encontramos suporte interior e nos qualificamos para uma determinante atuação na vida social.
"Se conseguíssemos construir para nós mesmos um itinerário espiritual, certamente não teríamos tantos problemas no mundo e alcançaríamos uma espiritualidade profunda, que nos ajudaria a refletir sobre a prática da justiça, do amor, da misericórdia e da solidariedade. Nosso mundo anda carente disso! O ser humano que não reflete sobre essas realidades distancia-se de seu próprio ser como criatura capaz de semear o amor. Ele se torna mesquinho, preconceituoso, não acolhe o diferente e julgador", alerta padre Rogério.
Padre Joãozinho, SCJ, comunicador e teólogo, apresenta a obra dizendo que existem publicações que nos conquistam pelo saber e outras que vão além e nos enchem de sabedoria, o que ele chama de "saber com sabor".
"Ao iniciar a leitura de 'Orar e meditar com a vida', do redentorista Pe. Rogério Gomes, senti que a química por trás das palavras escondia sangue, suor e lágrimas. É um livro que brota do cotidiano e fala das coisas mais simples, com beleza e profundidade. Impossível ler e não rezar... impossível ler e não pensar... impossível ler e não sonhar, mas de olhos bem abertos e com os pés no chão", enfatiza o padre.
Quando a nossa vida se tornar oração e conseguirmos meditá-la, será possível atingir a "mística contemplativa do cotidiano". O que padre Rogério Gomes afirma ser a maneira mais fácil e mais exigente de orar porque "depende apenas de nós mesmos, porque Deus já se encontra de braços, coração e ouvidos abertos a nos escutar".
:: Para adquirir o livro acesse a loja da Editora Santuário

Sobre o autor
Padre Rogério Gomes também escreveu "Em busca de um caminho interior", outro livro de espiritualidade lançado em 2017, que complementa a nova publicação. Atualmente, o religioso é conselheiro do Governo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor. Ele é doutor em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana.
:: Padre Rogério Gomes lança livro sobre espiritualidade e autoconhecimento
Artistas entre os Irmãos: a história do brasão redentorista
O brasão da Congregação Redentorista teve origem em um desenho do Ir. Vito Curzio. Como ele, outros irmãos redentoristas também se destacaram nas artes.
Revista Redentorista celebra os 125 anos da Editora Santuário
“Focus Provincialis” também destaca a riqueza da Pastoral Afro-Brasileira (PAB) e a espiritualidade Crostarosiana, com o legado da Beata Maria Celeste
Santas Missões em Porto Firme (MG) alcançam a fase da perseverança
A terceira fase das Santas Missões em Porto Firme foi concluída com sucesso, marcando a conversão paroquial e a transição para a Missão Permanente. Clique aqui!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...