O Beato Basílio Velychkovskyi nasceu dia 10 de junho de 1903, em Stanislaviv, na atual Ucrânia.
Descobriu sua vocação religiosa ao retornar vivo da Primeira Guerra Mundial, entrando para o Seminário Redentorista em 1924. Ele professou os primeiros votos em 1925 e foi ordenado sacerdote em 9 de outubro do mesmo ano.
Devido ao seu fervor missionário, as cicatrizes que a Segunda Guerra Mundial deixou na Europa não foram capazes de impedir que o redentorista exercesse seu trabalho apostólico.
No dia 9 de julho de 1955, o então Padre Basílio foi solto pelos soviéticos após quase uma década de prisão e trabalho forçado.
Ele então escolheu viver em Lviv, onde descobriu que a Igreja havia se tornado ilegal e foi completamente reprimida da cidade.
Como nenhuma Igreja Católica estava aberta, ele decidiu iniciar uma escondida do governo, em um pequeno quarto localizado na Rua Vozzyedannia, onde vivia com um Irmão Redentorista.
O pequeno quarto de Basílio se tornou uma chancelaria e catedral
Nesse quarto, eles celebravam a liturgia, conduziam exercícios espirituais, ensinavam seminaristas e providenciavam liderança espiritual.
Como se instalaram no centro da cidade, o quarto logo se tornou um ponto de encontro para os redentoristas e demais fiéis.
Eles compartilhavam informações relevantes da congregação e encorajavam uns aos outros a exercerem seus ministérios e a vida cristã.
Em 1959, Padre Basílio foi indicado como bispo da Igreja Católica da Ucrânia. Em 1963, o Bispo metropolitano Josyf Slipyj foi solto da prisão e estava a caminho de Roma, quando fez uma parada em Moscou. Por lá, escreveu uma carta a Basílio para encontrá-lo em um determinado quarto de um hotel.
Padre Basílio logo pegou o trem para onde foi chamado. Ao chegar no quarto específico, iniciaram o rito de ordenação episcopal, e lá, Padre Basílio foi consagrado Bispo. Assim que Josyf foi para Roma, Basílio se tornou o único bispo vivo em território ucraniano, sendo reconhecido como bispo da “Igreja do Silêncio”.
Ele então retornou a Lviv e passou secretamente a exercer seu trabalho episcopal. O pequeno quarto se tornou uma chancelaria e catedral.
Lá foram ordenados padres e, em 1964, ele consagrou seu confrade redentorista, Padre Volodymyr Sterniuk, como Bispo de sucessão direta.
Procissão em frente ao Santuário Nacional do Mártir Bispo Velychkovsky, em Winnipeg, no Canadá
Basílio viveu nesse quarto até o ano de 1969, quando foi preso novamente pelos soviéticos, que encontraram múltiplas cópias de um livro sobre a História do Milagre do Ícone do Perpétuo Socorro, que estava distribuindo para os fiéis. Outra acusação que caiu sobre Basílio foi sobre ouvir a transmissão de rádio do Vaticano.
Basílio completou sua segunda pena até 27 de janeiro de 1972, mas faleceu no ano seguinte, em 30 de junho de 1973, no Canadá, país onde passou seus últimos dias.
.:: Conheça a história completa do Beato Redentorista Basílio Velychkovskyi ::.
Fonte: Blessed Bishop Nicholas Charnetsky, C.SS.R. and companions : modern martyrs of the Ukrainian Catholic Church – Escrito por: John Sianchuk, C.Ss.R.
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões
Pe. Pessanha, C.Ss.R., destacou na homilia a importância do coração aberto e da vigilância no Advento, reforçando a unidade cristã nas Santas Missões. Confira!
CAS de Campinas é destaque no novo episódio de Seguindo o Redentor
Com apresentação do Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., o episódio apresenta o CAS Copiosa Redenção de Campinas, com a participação da Coordenadora Arlete Ferreira. Confira!
Padre Rodolfo Von Smetana e a Congregação Redentorista
Conheça o papel de Pe. Von Smetana na organização e crescimento da Congregação Redentorista, que de 4 províncias em 1852, saltou para 12 em 1890. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.