Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

A Paróquia dedicada a São Geraldo na Ilha Vermelha

Redentoristas chegaram a Madagascar após pedido de um bispo que desejava a presença dos filhos de Santo Afonso em sua Diocese

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

24 JUN 2025 - 09H30 (Atualizada em 25 JUN 2025 - 11H34)

Divulgação

Anjiro é um distrito missionário da diocese de Moramanga, situado a 70 km de Antananarivo, a capital de Madagascar. Os Missionários Redentoristas chegaram a Anjiro a pedido do então bispo da vastíssima diocese de Ambatondrazaka (da qual a diocese de Moramanga é filha, criada em 2006), Dom Antonio Scopelliti, que desejava muito a presença dos filhos de Santo Afonso em sua diocese.

A Congregação Redentorista inaugurou uma comunidade dedicada a São Geraldo Majella no dia da sua festa litúrgica, 16 de outubro de 1999. Este ato marcou o início da missão redentorista neste distrito, que anteriormente esteve sob os cuidados pastorais dos missionários da Trindade.

Com a ajuda dos fiéis e de benfeitores italianos, ali os redentoristas logo construíram a primeira paróquia dedicada a São Geraldo na Ilha Vermelha, adotando a mesma planta, numa versão reduzida e simplificada, do santuário geraldino que se encontra em Materdomini, na Itália.

Divulgação Divulgação Paróquia São Geraldo tem a mesma planta do Santuário dedicado ao Santo Irmão Redentorista em Materdomini, na Itália


O trabalho da comunidade redentorista de Anjiro foi se desenvolvendo a partir do cuidado pastoral da paróquia e dos 25 centros missionários a ele ligados.

Atualmente, o padre Gilbert é o superior da comunidade religiosa e o pároco é o padre Hubert. A pastoral é intensa, exigindo constantemente estar "em saída", em direção às comunidades mais distantes da paróquia.

Para poder atender às exigências pastorais de uma região tão extensa, na Semana Santa e no Natal, os confrades que vivem em Antananarivo se deslocam para Anjiro a fim de atender às celebrações litúrgicas das várias comunidades pertencentes à paróquia.

As comunidades são muito distantes umas das outras, o acesso a elas é difícil porque as estradas não estão asfaltadas, o que torna as visitas mais difíceis em dias chuvosos. O povo é simples, sobrevive do trabalho do campo, sobretudo, do cultivo do arroz, o qual é o alimento básico do povo de Madagascar.

Scala News Scala News Padre Rogério Gomes, ao centro, durante Visita Canônica ao Madagascar em 2024


A participação dos fiéis na vida da comunidade é muito ativa. Eles cantam com alma e reavivam a sua esperança e os seus laços de fraternidade nas assembleias dominicais.

A missão redentorista nas diversas comunidades espalhadas pelo distrito de Anjiro pode ser chamada de "linha da frente", correspondendo ao alegre anúncio do Evangelho: "o Espírito do Senhor está sobre mim, Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres" (Lucas 4, 18).

.:: Conheça a página dedicada ao Ano Jubilar Geraldino ::.

Fonte: Fr. Baltazar Baptista, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...