Notícias

A presença dos Redentoristas no Rio de Janeiro

Escrito por Redentoristas

01 MAR 2018 - 12H51 (Atualizada em 01 MAR 2021 - 10H48)

Reprodução Facebook da igreja

Celebramos hoje o aniversário do Rio de Janeiro, cantada em verso e prosa como a Cidade Maravilhosa, apesar dos muitos e graves problemas sociais que hoje enfrenta.

A região onde está hoje a cidade do Rio de Janeiro, no passado foi dividida entre duas capitanias: São Vicente, ao sul, e São Tomé, ao norte. Isto ocorreu em 1534. Em 1555 os franceses ocuparam a área e só em 1567 foram expulsos definitivamente. Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de Sá, em 1565, fundou a cidade de São Sebastião do Rio de janeiro, que mais tarde se tornaria sede do Governo do Sul quando, em 1572, o rei de Portugal dividiu o Brasil em duas administrações.

A pecuária, o cultivo da cana-de-açúcar e a agricultura de subsistência garantiram o rápido progresso, que aumentou com a transformação do porto do Rio de Janeiro em escoadouro da riqueza mineral extraída de Minas Gerais. Em 1763, o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Vice-Reino e, em 1808, com a transferência da família real para o Brasil, foi transformado na capital do reino português. Em 1834, a cidade do Rio foi transformada um município neutro e a capital foi elevada à condição de província, com sede em Niterói. De 1889 a 1960, foi a capital da República até que a sede do Governo Federal fosse transferida para Brasília, em 1960

Atualmente, a capital do Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país, destacando-se não só pelas suas belezas naturais e pelo Carnaval, mas como um importante centro industrial, financeiro, de artes e cultura.

Também na cidade do Rio de Janeiro, a Congregação Redentorista se faz presente com sua atuação pastoral na Paróquia de Santo Afonso, localizada na Rua Barão de Mesquita, na Tijuca, e ainda com um ingente, enorme trabalho no campo da Ação Social.

A chegada dos redentoristas holandeses ao Rio de Janeiro aconteceu em 1903.


Arquivo da igrej
Arquivo da igrej
Igreja Santo Afonso, imagem histórica

Primeira igreja no Brasil dedicada a Santo Afonso

A Paróquia Santo Afonso foi a terceira fundação da Província do Rio de Janeiro. Os responsáveis por ela foram os padres Gualter Perriens e Francisco Lohmeyer e o Ir. Lucas Kersten. Em março de 1903, os holandeses residiam numa casa alugada até a construção da igreja, que começou em abril de 1904. Sua inauguração aconteceu em junho de 1907.

Em 25 de março de 1904, seria lançada a primeira pedra da primeira Igreja de Santo Afonso no Brasil. Haveria uma grande festa. Na véspera do dia marcado, o tempo estava bom, mas à meia-noite começou uma forte tempestade. De manhã, o terreno estava em lama, os enfeites desfeitos e a lona que havia sido armada não resistiu. Arrumaram o melhor possível o que sobrou. O arcebispo chegou e o terreno estava cheio de gente. As autoridades civis também estavam presentes. Mal o arcebispo começou a solenidade voltou a chover. Assinaram às pressas o documento, fechando-o dentro da pedra e todos correram por causa da chuva. O arcebispo celebrou a missa na capela do Conselheiro Pedreira. No dia seguinte, os jornais noticiavam a cerimônia.

A obra durou três anos. Em junho de 1907, a igreja foi inaugurada pelo Cardeal Arcoverde, que benzeu os dois sinos e celebrou a missa. Apesar das dificuldades na construção da igreja, os redentoristas não ficaram parados. Iniciaram a missão dois dias depois da chegada no Rio de Janeiro, isto é, no dia 1º de abril de 1903. Trabalharam na capela das irmãs dos Santos Anjos e promoviam também missões na periferia da cidade.

A primeira pastoral  - Foi na Igreja Santo Afonso que se fundou a primeira "Liga Católica Jesus, Maria e José", em março de 1908, com 125 homens. Em 1919, a Liga já contava 1.239 homens só na Igreja de Santo Afonso.

Hoje, a paróquia é referência na região. Tem importante papel na formação da personalidade do tijucano, uma vez que atua efetivamente na comunidade. O movimento jovem da Igreja é muito conhecido e muito ativo. As festas que nela se realizam são tradição no bairro da Tijuca.

Conheça um pouco mais da história dessa igreja na reportagem da TV Aparecida, gravada antes da pandemia:




Fonte: História da Paróquia 'Santo Afonso - RJ - 3ª Fundação', de autoria Pe. João B. Boaventura Leite C.Ss.R.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...