A vida consagrada é um dom do Espirito Santo à Igreja e ao mundo. Mais que uma função ou um estado canônico, a vida religiosa consagrada é uma resposta de amor ao Senhor. Ouvindo o chamado de Deus muitos homens e mulheres ao longo da história responderam a ele consagrando inteiramente suas vidas ao serviço de Deus e dos irmãos.
Vocação não é fruto de mérito humano ou simples escolha pessoal, mas iniciativa amorosa do Senhor que chama e envia toda vocação tem portando origem Divina. Responder a esse chamado é entrar no caminho de configuração com Cristo, casto, pobre e obediente aprofundando de modo radical a consagração batismal.
Pelos votos públicos de castidade pobreza e obediência o religioso manifesta visivelmente que pertence a Deus com um coração indiviso e que escolheu servi-lo sem outras preocupações, deste modo a vida Religiosa torna-se um sinal escatológico, apontando para o Reino definitivo e recordando ao mundo que Deus é o sentido último da existência humana e o único necessário.
No contexto eclesial, cada família religiosa expressa essa resposta de amor a Deus segundo um carisma próprio, que visa revelar um aspecto do mistério de Cristo. O Carisma Redentorista busca traduzir de modo especifico, conforme a necessidade do tempo e lugar, a missão do próprio Senhor Jesus sendo extensão de sua vida e continuação de seu ministério.
No caso da Congregação do Santíssimo Redentor, a vida consagrada se estrutura em torno da missão de anunciar a Copiosa Redenção de Cristo especialmente aos mais pobres e abandonados.
Redentoristas celebraram jubileu de Vida Religiosa no Altar Central do Santuário Nacional
Nosso carisma nasce da experiência espiritual de Santo Afonso Maria de Ligório profundamente marcada pela misericórdia e pelo desejo de anunciar a Boa Nova aos cabreiros de seu tempo. Afonso compreendeu que era urgente esse anuncio de salvação de modo simples, claro, acessível e profundamente enraizado no amor redentor de Cristo, para isso fundou em 1732 esta congregação.
.:: Refletindo sobre a Vida Consagrada ::.
O lema “Copiosa apud Eum redemptio” expressa o coração do carisma: N’Ele é copiosa a redenção. O Redentorista tendo consagrado sua vida a Deus é chamado a viver como redimido e anunciar a redenção abundante de Cristo, especialmente aos mais pobres e mais abandonados material e espiritualmente, deste modo continuam nos dias de hoje a missão de Jesus Cristo que disse de si mesmo: “Enviou-me para evangelizar os pobres” ( Lc 4,18).
Passados quase trezentos anos desde a fundação da congregação, o carisma redentorista continua vivo e atual, pois são muitos os que ainda necessitam ouvir a mensagem do evangelho como boa notícia de salvação e experimentar a abundante redenção de Cristo em suas vidas. Viver a vida consagrada redentorista exige fidelidade criativa. Fidelidade ao espirito do fundador, a quem Deus inspirou este carisma, e criatividade para responder aos desafios pastorais de nosso tempo.
Ser redentorista hoje é viver a consagração como pertença total a Deus e disponibilidade total à missão. É unir a fidelidade ao carisma e a criatividade pastoral, é escutar os sinais dos tempos e anunciar com coragem o Evangelho em contextos cada vez mais desafiadores, é nutrir-se na oração, sem a qual não existe apostolado, escutando Deus antes de falar sobre Ele. É viver em comunidade com amor e zelo apostólico, é ser forte na fé, alegre na esperança, fervoroso na caridade, é ser encarnação do Cristo missionário do Pai e como Cristo ter o coração ardente de zelo pela salvação dos irmãos.
.:: A importância de assumir uma vida consagrada ::.
Pe. Guilherme Dias Viana, C.Ss.R.
Memória agradecida: Redentoristas jubilares renovam os votos religiosos
Homilia foi realizada pelo Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R., que destacou a centralidade da Eucaristia e a diversidade das trajetórias vocacionais. Confira!
Vida Consagrada: Encontro On-line da Família Redentorista
Evento internacional da Família Redentorista promoveu oração, diálogo e partilha, fortalecendo a mística do “nós” e renovando o compromisso missionário. Confira!
Pe. Mathias Raus: Patrono da Missão Redentorista no Brasil
Missionário Redentorista deixo um legado de dedicação pastoral e espírito de oração. Como Reitor-Mor, impulsionou a expansão missionária da Congregação
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.